Foto: Felipe Santos/Ceará SC

O Ceará volta a campo na tarde deste sábado (09), às 16h40, pelo primeiro Clássico da Paz, diante do Ferroviário, valando vaga para as finais do Campeonato Cearense. A partida acontece no Estádio Presidente Vargas, dessa vez com o mando de campo com da equipe adversária.

Este será o sexto jogo do Alvinegro na atual edição do Campeonato Cearense. Com a melhor campanha do estadual, o Time do Povo encerrou a primeira fase do estadual na liderança do Grupo B, com 11 pontos, e garantiu a vaga direta para as semifinais. Serão duas partidas diante do Ferroviário nesta fase. Em caso de empate ao final dos dois jogos, a definição do finalista será mediante a cobrança de pênaltis.

Na história dos confrontos, Ceará e Ferroviário já se enfrentaram por 300 oportunidades entre partidas pelo Campeonato Cearense. Ao todo, são 142 vitórias do Alvinegro, 90 empates e 68 triunfos da equipe adversária. O primeiro confronto entre corais e alvinegros aconteceu em 02 de julho de 1939, no antigo Campo do Prado, com a vitória do Ceará por 4 a 3. Os gols alvinegros foram anotados por Limoeiro, Joãozinho e Biinha (duas vezes).

Em quase 85 anos de confrontos, a partida entre Ceará e Ferroviário já fora chamada de Clássico das Multidões. Entre o final da década de 1930 e início dos anos 1970, alvinegros e corais quando duelavam eram as equipes que mais levavam público às arquibancadas. Já nos anos 2000, a partida passou a ser chamada de Clássico da Paz e mais recentemente recebeu a alcunha de Clássico dos Clássicos. O último encontro entre ambos se deu na temporada de 2023, no Estádio Presidente Vargas, com o empate por 1 a 1, com o zagueiro David Ricardo marcando em favor do Alvinegro. 

Para o confronto de hoje, a Nação Alvinegra terá a sua disposição apenas o setor Azul, com acesso pela rua Marechal Deodoro. Os ingressos estão nos valores R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). As vendas acontecem nos pontos físicos (Lojas Vozão Sede, RioMar Kennedy e Iguatemi) e no site efolia.com.br.

Léo Simão Holanda será o árbitro principal da partida, auxiliado por Cleberson do Nascimento Leite e Deborah Beatriz Ferreira da Silva. Renato Pinheiro e Zaqueu Eleutério Linhares estão designados como quarto e quinto árbitros, respectivamente. Enquanto, Paulo Sílvio dos Santos será o inspetor da equipe de arbitragem.

Nesta fase do Campeonato Cearense, será utilizada a tecnologia do Árbitro de Vídeo (VAR Tradicional), contemplando o uso de 16 câmeras em sua estrutura. Marcelo de Lima Henrique será o responsável pela condução VAR, auxiliado por Renan Aguiar da Costa e Elizabete Esmeralda Cordeiro dos Santos Gomes. Enquanto, Ítalo Medeiros de Azevedo será o Observador do VAR e Carlos Radmés Sousa da Silva está terá a função de como Quality Maneger.

Para enfrentar o Mais Querido, a equipe adversária eliminou o time do Iguatu/CE após vencer os dois jogos na fase de quartas de final. Na primeira fase, o Ferroviário concluiu sua participação no terceiro lugar do Grupo B, com oito pontos.

No Campeonato Cearense, o Vozão tem 16 gols marcados, sendo o ataque mais positivo da competição. Erick Pulga, com quatro gols; Aylon, autor de três; Raí Ramos e Guilherme Castilho, ambos com dois gols, são os principais destaques no ataque alvinegro. O duelo de hoje à tarde terá transmissão ao vivo em canal aberto pela TV Verdes Mares e TV Ceará; e pela internet o duelo será transmitido pelo Canal GOAT, no YouTube.

Departamento de Comunicação - CSC