O Clube

Torcida

FORÇA DA MASSA

Muitas foram as pesquisas comprovando o fato, e a própria história se encarrega de provar, sem direito a discussões, que a massa alvinegra preenche, nos quatro cantos do Estado do Ceará, todos os lugares e corações quando se fala em futebol. O clube é tradicionalmente ligado às massas populares, razão pela qual é chamado de “O Mais Querido” e “Time do Povo”.

Em 1991, a revista Placar realizou uma imensa pesquisa em todo o Brasil e lançou o seu Ranking de Torcidas. Foi a maior pesquisa realizada até hoje sobre torcidas no Brasil. O número de torcedores ouvidos foi recorde. Os números eram claros: o Ceará tinha a maior torcida do Estado, com cerca de 51% dos entrevistados. A pesquisa apontou também que a torcida alvinegra era a 14ª maior do País e a 3ª maior do Nordeste, ficando apenas atrás das torcidas do Bahia, em 2º lugar, e do Sport Club Recife, a maior da Região.

No Campeonato Cearense de 2006, a torcida alvinegra,mais uma vez, impressionou e teve uma média de 16.322 torcedores por jogo, levando ao todo 244.827 torcedores aos estádios, em apenas 15 partidas, obtendo a primeira colocação na média de público, mesmo com um jogo a menos disputado em casa, levando quase três mil torcedores a mais em média que o segundo colocado.

A Torcida Alvinegra sempre esteve organizada por se tratar da maior do Estado desde 1914. Morena, Relâmpago Alvinegro, "Truvão" alvinegro, Mundiça Alvinegra, Garra Alvinegra Maranguapense, Carossel Alvinegro, Águias Alvinegras, Tocha Alvinegra, Gaviões Alvinegros, Biriteiros Alvinegros, Tropa de Elite, Fúria Jovem, Cearamor, CearaChopp e Movimento Orgnizado Força Independente (MOFI) sao os exemplos. A Cearamor é hoje a maior torcida organizada do nordeste brasileiro.