Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Dos presentes nos quadrinhos àqueles que saem todos os dias em busca do sustento dos que o rodeiam, todos nós conhecemos ou vivemos a história de um ou de vários heróis. Como premissa básica para este posto, habilidades que fogem às capacidades dos “normais”,  e aqui falaremos de um homem com o poder quase que sobrenatural da superação e que, em mais um feito, foi o nome do 46º título cearense do Ceará. 

Richard vestiu a camisa do Vozão pela primeira vez em 2019. A primeira coisa a superar vestindo o preto e o branco era a responsabilidade por substituir um atleta que deixava o Alvinegro como um dos melhores nomes da posição no país e com o status de ídolo. 

Em meio à adaptação ao novo clube, nosso herói teve de enfrentar um dos mais temidos vilões do atleta: uma lesão que o tirou de combate por quase uma temporada inteira. De volta em 2020, o goleiro, mesmo fora de campo na decisão, foi campeão do Nordeste em 2020 e peça fundamental para a melhor campanha do Ceará na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. 

Teve de encarar de frente as desconfianças quando, mesmo sendo o melhor goleiro da edição de 2021, ficou no quase para aquilo que seria a sua segunda conquista seguida. Detalhe para um adversário que, como uma boa história de herói, voltaria a aparecer para um novo embate nos momentos de glória de Richard: os pênaltis. 

Depois de momentos de oscilação e como é praxe na vida dos heróis, Richard viu as dificuldades se apresentarem ao Ceará e aos que estão ao seu redor para que ele pudesse mostrar seus poderes. Em meio à reconstrução da equipe, o goleiro reencontrou o rival que citamos anteriormente e desta vez garantiu o final feliz daqueles que defendia. 

Primeiro, em uma ilha longe de casa, o goleiro viveu uma noite mágica. Depois de 90 minutos em que teve de ser frio e preciso para evitar a derrota alvinegra, o goleiro disse onde iria, profetizou o que faria e fez valer sua promessa, defendendo ali o segundo pênalti daquela disputa, superando as dúvidas que o rodeavam e permitindo que Erick fechasse a disputa, garantindo a terceira Copa do Nordeste para o Ceará. 

No ano seguinte, desta vez em casa, Richard era a esperança de uma nação inteira que estava com um grito entalado há muito tempo e que contava com os poderes do camisa 1 para voltar a comemorar. 

Repetindo o que havia feito na tal ilha, Richard profetizou que defenderia duas cobranças. Aliado a um chute que passou por cima da meta que defendia, o goleiro cumpriu a promessa, superou o favoritismo do outro lado e com mais duas defesas, ratificou seu nome na história do Mais Querido e, exatamente como fez na terceira Copa do Nordeste do Ceará, escreveu seu nome na taça do 46º Estadual. 

Em meio à festa do título, o herói dividiu os louros da vitória e citou o merecimento de todos aqueles que fazem o Ceará Sporting Club. 

“Glória a Deus por esse momento. A Nação estava merecendo demais esse título e a gente brigou muito, batalhou muito por ele. Agora é só comemorar e agradecer aos meus treinadores de goleiro e a todos que trabalham no clube”, pontuou. 

Como os outros que dividem o posto de herói com ele, Richard seguirá pronto para os novos desafios e para superar os vilões que atravessem seu caminho. Com a Nação Alvinegra, resta a confiança de que os próximos desafios do caminho, ainda que difíceis de se superar, terão um obstáculo capaz de superar todas as barreiras que estejam à sua frente. 

Matheus Pereira - Departamento de Comunicação CSC