Ceará SC

O Ceará Sporting Club informa e lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Rachel Guimarães Martins Barbosa, nessa quarta-feira, 22 de setembro de 2021, aos 63 anos. Rachel era mãe do assessor de imprensa Israel Simonton, colaborador desta agremiação desde 2014. A matriarca deixa o marido Luiz Gonzaga Barbosa Sobrinho, além dos filhos Dann Eliézer Barbosa, Hadassa Guimarães Barbosa, e os netos Davi Luiz e Matheus Simonton.

Em nome dos presidentes Robinson Passos de Castro e Silva (Diretoria Executiva) e Evandro Sá Barreto Leitão (Conselheiro Deliberativo), o Clube deseja conforto e resiliência a familiares, amigos e liderados neste momento de profunda dor. O Clube decrete ainda luto oficial de 01 dia. Neste período, a bandeira oficial do Clube no CT de Porangabuçu permanecerá a meio mastro.

A família de Rachel Guimarães informa que o velório acontecerá a partir das 10 horas de hoje, 22, na Comunidade Cristã do Calvário (R. Tubarão, 80. São João do Tauape). O culto de corpo presente acontece na manhã dessa quinta-feira, 23, às 11h. O sepultamento acontece às 16h do mesmo dia, no Cemitério Jardim Metropolitano (Rod. 4º Anel Viário, SN, Coaçu. Eusébio/CE).

Filha da capital cearense, Rachel Guimarães nasceu em 1958, sendo a terceira de cinco filhos. Aprovada em dois concursos de vestibular, optou por trilhar vida acadêmica em Serviço Social na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Ainda na faculdade, foi selecionada para turma de pesquisa sócio-econômica por sete cidades do interior do Estado.

Universitária, foi aprovada no concurso da Febem/CE como monitora social. Concomitantemente, serviu ao Centro Social do Mucuripe, onde dava assistência a crianças em situação de vulnerabilidade social naquela área litorânea da Capital. Ainda finalizando a jornada acadêmica, foi inserida no Sistema de Desenvolvimento Social, selecionada, então, para trabalhar no Child Christian Fund (CCF) - entidade internacional que ajudava 150 famílias com projetos sociais.

Rachel Guimarães foi conselheira do Conselho Regional de Serviço Social. Por quase duas décadas, atuou no Grupo Edson Queiroz, iniciando sua trajetória como assistente social. Na sequência, foi promovida à supervisão do setor. O trabalho no conglomerado foi finalizado com a criação de uma página para o jornal impresso Diário do Nordeste, que levava semanalmente mensagens de paz e salvação a 630 mil leitores.

Casada com o Pr. Luiz Barbosa em 1984, dedicou-se como líder religiosa obstinada aos projetos sociais, uma de suas principais vocações. Cofundadora da Comunidade Cristã do Calvário, serviu até a data do seu falecimento à população mais carente dos bairros Alto da Balança, Aerolândia e São João do Tauape.

Com vigor e coragem impressionantes, estabeleceu-se como referência e ferrenha auxiliadora de casas de reabilitação para dependentes químicos, fazendo, sem hesitar, frequentemente uso de fundos próprios para ajudá-los. Esteve à frente do Projeto Família Feliz, chancelado pela Compassion - organização mundial que visa retirar crianças da pobreza -, atendendo mais de 300 destas diariamente com reforço escolar, ensino religioso, atendimento de saúde e refeições.

Na Secretaria Municipal de Saúde, serviu à Prefeitura de Fortaleza na posição de responsável técnica pelo acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família. Atuou também como assistente social no Hospital da Mulher e como coordenadora do CRAS Jardim das Oliveiras. 

“Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do Senhor” (Sl 118:7)