Marcelo Rohling explica a preparação física na pré-temporada
Ceará Sporting Club

Marcelo Rohling explica a preparação física na pré-temporada

Recém contratado, preparador físico integra comissão técnica do Vozão em 2019

Foto: Bruno Aragão/cearasc.com

A uma semana da estreia na Copa do Nordeste, o elenco segue firme na preparação para o confronto da próxima quinta-feira, 17/01, contra o Sampaio Corrêa . Mesmo que curta, a pré-temporada tem como principal objetivo aprimorar a parte física dos atletas, já que, no período das férias, o ritmo de treinamento diminui drasticamente, uma vez que, geralmente, atletas treinam por conta própria e buscam pequenos intervalos de viagens para aprimorar a parte física.. Esse período inicial, que antecede a sequência de competições, tem o intuito de investigar como deve ser realizado os trabalhos físicos de cada jogador.

"É o período mais importante para o futebol, em específico, para a preparação física". Quem crava isso sobre a pré-temporada é Marcelo Rohling, novo preparador físico do Alvinegro. "É o momento em que podemos trabalhar com mais intensidade, pois não tem jogo e não precisamos ficar recuperando e regenerando atleta. A gente pode aplicar mais cargas e propiciar trabalhos de condicionamento gradativo aos jogadores", explicou.

Ainda na visão de Rohling, outros departamentos (fisiologia, fisioterapia, médico e nutrição) precisam trabalhar em conjunto para que possam obter êxito e grandes resultados. "A gente sabe que nas férias os atletas acabam dando uma relaxada, o que é normal após um período intenso de competições. Alguns acabam voltando um pouco acima do peso, outros perdem mais força e uns menos. Aí que vem a importância da equipe multidisciplinar trabalhando junto com a preparação física e técnica, levantando dados e números para que a gente possa conhecer melhor o perfil de cada jogador e, assim, prescrever atividades de acordo com o que foi levantado", esclareceu.

Para Marcelo, em geral, o tempo da pré-temporada para alguns times do Brasil está longe de ser o ideal, e, com issso, faz-se necessária a elaboração de dinâmicas específicas nos treinamentos para acelerar o processo de condicionamento físico do elenco. "Como nós já conhecemos o trabalho do (técnico) Lisca, que é bastante intenso e capaz já de desenvolver a parte de resistência dos jogadores, a gente acaba se preocupando mais com os exercícios preventivos e de força, dando condição aos profissionais para que possam realizar bons treinos até o início dos jogos", afirmou.

Até a estreia na Copa do Nordeste diante do Sampaio Corrêa/MA, o Ceará terá mais seis dias de preparação. O duelo contra os maranhenses acontecerá na próxima quinta-feira,17/01, às 20h (horário cearense), na Arena Castelão.

Participe das nossas promoções, clique AQUI e faça seu cadastro.


Relacionadas

Últimas