Foto: Wilton Hoots/CearaSC.com

Em sua segunda temporada treinando o Sub-20 do Ceará, o professor Juca Antonello inicia 2022 com novos desafios. O treinador terá pela frente uma Copa do Brasil, inédita em sua passagem, e se desafiará a chegar mais longe em outra competição nacional: o Brasileirão da categoria.

Para além dos dois mais difíceis compromissos da temporada, o comandante irá em busca do bi estadual e o primeiro título do Vozão no Nordestão Sub-20.

Para falar sobre esses assuntos e muito mais, Juca bateu um papo conosco.

CearaSC.com: A temporada do Sub-20 começará com um Brasileirão em 2022. Quais os objetivos primeiros nesta competição?
Juca Antonello:
Nossos objetivos são aqueles. Já nessa primeira competição, que é o Brasileiro, queremos dar um próximo passo, esse ano. Então seria classificar para a segunda fase da competição. É um campeonato onde estão as melhores equipes do país. A gente, acredito, tem condição de estar figurando entre as principais.

CearaSC.com: Visando, quem sabe, um título?
Juca Antonello:
Quando falo isso, sim, me refiro a pisar na segunda fase, mas além. Pensamos em conquistas, pensamos em êxito, mas sabemos que trata-se de uma competição de nível muito alto. Enfim, chegar às fases finais seria um passo adiante.

CearaSC.com: E o calendário, como fica após o Campeonato Brasileiro?
Juca Antonello:
A gente tem como ideia, posteriormente, o Estadual. Queremos conquistá-lo novamente. E isso é bom para nosso elenco, pois ampliamos nosso calendário. O Campeonato Estadual nos garante vaga na Copa do Brasil, que é nossa missão seguinte este ano, por consequência da conquista da última temporada.

CearaSC.com: Qual a importância de competições CBF como a Copa do Brasil para um clube formador como o Ceará?
Juca Antonello: A Copa do Brasil é mais uma competição de nível nacional, onde estão, novamente, grandes times do país. Isso nos traz adversários de alto nível, o que eleva, também, o nosso próprio nível. Como Clube Formador, ter um calendário repleto de competições difíceis e de nível superior aprimora nosso trabalho e oferece aos nossos jogadores boas referências e grandes experiências formativas.

CearaSC.com: O Ceará já foi vice-campeão duas vezes da Copa do Nordeste Sub-20, mas não visita a fase final desde 2019, quando enfrentou o Vitória-BA na decisão do certame. Chegou a hora do título?
Juca Antonello: Sim, na Copa do Nordeste Sub-20 vamos em busca do título. A gente tem um grupo bastante jovem, mas que já adquiriu bastante experiência no ano que passou. Tiveram oportunidade de disputar a Copa São Paulo. Muitos atletas são três anos mais novos que o esperado para a categoria. Isso gera uma bagagem e lhes dá uma experiência bastante grande.

CearaSC.com: Por fim, além dos troféus e medalhas, o que mais está no planejamento dos treinadores de base do Mais Querido?
Juca Antonello: Dentro de muito pouco tempo, esperamos estar entregando outros bons valores, como aconteceu recentemente com o Marcos Victor e o Léo Rafael. Isso nos alegra bastante e esperamos estar contribuindo com o clube ainda mais, revelando atletas de alto nível. Essa acaba por ser a nossa principal meta.

 Departamento de Comunicação - CSC