(Foto: Pedro Chaves/Arquivo CearaSC.com)

Hoje, 22/02, a Cidade Vozão, equipamento destinado às equipes de base do Ceará, completa seis anos de existência desde sua aquisição, quando deixou de se chamar Ceten (Centro de Treinamento do Nordeste).

Inaugurado dia 22 de fevereiro de 2014, já treinaram nos gramados do CT atletas como o paraibano Arthur Cabral, hoje no suíço Basel, e os cearenses Felipe Jonatan, atualmente no Santos/SP, e Artur Victor, transferido aos 17 anos para o Palmeiras/SP, com passagem pelo Bahia/BA, e, atualmente, atacante do Red Bull Bragantino/SP. O primeiro e último destes figuraram entre os convocados por André Jardine, na última lista de relacionados para amistosos da Seleção Olímpica, em setembro.

O sucesso desses três atletas é apenas uma parte do já vitorioso passado da Cidade Vozão. Dois destes seis anos de história, contudo, se destacam em meio a tantos bons momentos. Em 2015, as categorias de base do Alvinegro chamariam atenção, positivamente, pela primeira vez. Os garotos, naquele ano, levaram todos os campeonatos estaduais, da categoria Sub-13 à categoria Sub-20, totalizando quatro títulos cearenses.

Esse, porém, ainda não seria o ano mais vitorioso do futebol de formação do clube. Em 2019, o ano em que o Ceará obteve mais conquistas, o time alcançou a incrível marca de sete títulos, sendo dois títulos metropolitanos (Copas Seromo Sub-15 e Sub-17), três estaduais (Cearenses Sub-13, 17 e 20), um regional (Supercopa Natal Sub-17) e um internacional (Danicup Mundial Sub-11/SP).

Atualmente, no complexo esportivo treinam pouco mais de 200 atletas. Destes, 45 moram no local. Os alojados têm à disposição quartos climatizados, cinco refeições durante os sete dias da semana, internet banda larga e banheiros amplos para uso comum. Os jogadores são beneficiados com uma estrutura de excelência e profissionais qualificados. Nos quesitos infraestrutura e equipe, eles recebem do clube a mesma atenção que recebe o departamento de futebol profissional.

O número de atletas que buscam na Cidade Vozão uma oportunidade para suas carreiras é reflexo de todo esse empenho e cuidado com as categorias de base do Mais Querido. Passam anualmente pelo Projeto Piloto, iniciativa do departamento de captação que visa revelar atletas para as categorias de base, cerca de 1.200 jogadores. Como se não bastasse, são realizadas, ainda, peneiras em Areninhas da Capital e interior com a presença de olheiros do departamento para oportunizar craques que não conhecem o caminho até a base do Ceará.

O Ceará é, hoje, o único clube do estado com certificação CBF de Clube Formador (Categoria A). A certificação é conferida a um número reduzido de times que atendem a critérios rígidos de segurança, educação e acompanhamento de seus jovens atletas.

Em 2020, na gestão do presidente Robinson de Castro, a Cidade Vozão estreia duas novidades: a criação oficial de sua categoria de transição, a sexta delas, e o projeto Futebol Total, que contempla a prática do futebol, para atletas menores de 13 anos, em tipos de terrenos variados, como o salão, o gramado e o sintético.

Departamento de Comunicação - CSC