Foto: Divulgação/cearasc.com

A Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv) em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), com a Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Bragesp) e com apoio do Grupo de Estudos em Cultura, Esporte e Lazer (Gecel) recebeu, nos dias 24 e 25 de maio, no auditório da Sesporte, o I Congresso Cearense de Gestão do Esporte. O diretor administrativo do Ceará Sporting Club, Eduardo Arruda, e o Gerente Administrativo, Lisarb Monteiro, representaram o Alvinegro.

O evento, que contou com a presença de 198 ouvintes, entre estudantes, gestores de esportes e professores, teve como principal objetivo lançar um olhar reflexivo sobre a realidade da gestão do esporte no Estado. Além disso, orientar a produção de conhecimento científico e apresentar os estudos e perspectivas profissionais da área no cenário nacional e internacional. 

Dividido em dois dias, o congresso abordou diversas temáticas: Pesquisa em Gestão do Esporte; Avaliação e co-orientação de projetos de pesquisa; Palestra: “A análise da organização do esporte brasileiro e a implicação para o desenvolvimento do sistema desportivo nacional; Mesa temática: “Gestão Pública no Esporte no Ceará; Palestra: Gestão Profissional e Planejamento Estratégico em Organizações Esportivas; Gestão de Clubes Esportivos Cearenses: dificuldades e casos de sucesso; Mesa temática: Gestão sustentável de instalações esportivas; Mesa temática: A Gestão de Federações Esportivas no Ceará; Mesa temática: As Ligas no processo de desenvolvimento do esporte brasileiro; Palestra de encerramento: Governança em Entidades Esportivas.

Para o diretor administrativo, Eduardo Arruda, o congresso foi importante para entender, ainda mais, o funcionamento do futebol cearense. "O esporte é uma grande engrenagem. As quatro linhas são apenas uma mostra do trabalho, mas o Staff é enorme até isso acontecer. É necessário o entendimento de todas as áreas, desde o comercial ao estratégico. O Ceará se sente honrado em ser representado por uma enorme nação".