(Foto: Nathanael Jhones)

Jogando no Estádio Presidente Vargas (PV), Ceará e Tiradentes disputaram, na tarde deste domingo, 28/06, o título de Campeão Cearense Sub-20 2015. Em um jogo disputadíssimo, o Tigre foi quem abriu o placar, mas o Alvinegro conseguiu a virada, sagrando-se campeão do certame. O técnico Juca foi quem comandou a equipe na final, pois o treinador Anderson Silva se juntou desde sábado, 27/06, ao restante do elenco profissional que disputa a Série B do Brasileirão. Com o placar de 3x2, Walison Madalena e Davi Dantas marcaram para o Tiradentes, enquanto Allef, Sanchez e Filipe descontaram para o Alvinegro.

Com total domínio alvinegro na partida, o primeiro tempo foi marcado pelas chances de gol perdidas pelo Ceará. Já se encaminhando para o fim da etapa inicial de jogo, em bate-rebate dentro da área, Walison Madalena, aos 41 minutos, chutou no ângulo do goleiro Diego, abrindo o marcador para o Tigre. O primeiro tempo terminou assim: Tiradentes 1 x 0 Ceará.

Na etapa complementar, as instruções do técnico Juca surtiram efeito. O Ceará voltou mais ligado na partida e buscando o gol a todo instante. Foi quando, aos seis minutos do segundo tempo, após cruzamento perfeito de Raul, Allef cabeceou firme no contrapé do goleiro Tom, empatando a partida no PV. A virada alvinegra veio dos pés de Sanchez, sete minutos depois do primeiro gol. Depois de novo cruzamento de Raul, Carlos Alberto testou forte para o gol do Tigre; o goleiro espalmou frontalmente e a bola sobrou para Sanchez, que só escorou para as redes. Tiradentes 1 x 2 Ceará.

O terceiro gol do Ceará veio aos 43 do segundo tempo. Após assistência de Rafinha, o meia Filipe acertou um belo chute ao gol do Tiradentes; a bola ainda desviou na zaga antes de morrer no fundo da rede. O árbitro Renato Pinheiro ainda acresceu mais quatro minutos à partida. Faltando um minuto para o fim do jogo, Davi Dantas recebee um cruzamento na entrada da pequena área, dominou no peito e acertou um lindo chute, diminuindo o placar no PV. Fim de partida: Tiradentes 2 x 3 Ceará.

Autor do primeiro gol alvinegro da partida, o atacante Allef conversou com o Cearasc.com sobre a conquista do Estadual: “Nós ficamos atrás no placar em um lance bobo. Fomos perdendo para o intervalo, mas ouvimos bem o professor (Juca); e foi ali que começou a nossa reação. Notei também que o Tiradentes sentiu o primeiro gol da gente. Em seguida, continuamos com a pressão e aí os outros dois gols vieram. Agora, é só comemorar”, disse o camisa 11 do Vovô.

Após rápida transferência do técnico Anderson Silva para a equipe profissional, que assume provisoriamente o time, o escolhido para comandar o Ceará Sub-20 na partida final foi o treinador Juca, que originalmente treina o Sub-17 do Ceará. “O primeiro tempo não disse realmente como o jogo foi. Tivemos quatro ou cinco oportunidades, mas não fizemos o gol. O Tiradentes, em uma jogada, conseguiu marcar. Isso é futebol. Mas no intervalo, eu disse para eles que só havia 45 minutos para eles mudarem a situação e que nós não podíamos perder o título dessa maneira. Eles entenderam e voltaram para o segundo tempo diferentes. É importante falar sobre o trabalho do Anderson, que foi fundamental para que fôssemos campeões hoje”, ressaltou Juca.

O Ceará Sub-20 tem reapresentação marcada para a tarde da próxima quarta-feira, 01/07, na Cidade Vozão, em Itaitinga/CE. Jogando fora de casa, o Vozão encara o Goiás, no dia 08/07, às 15 horas, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. Na agenda de campeonatos estaduais, o time Sub-20 alvinegro é quem vai disputar a Taça Fares Lopes, que tem início marcado para agosto.