Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Em meio a rotina do CT Luís Campos, popularmente conhecido como Cidade Vozão, várias histórias são contadas junto aos sonhos dos atletas e comissões técnicas que diariamente se dedicam nesse processo de formação de atletas e cidadãos. Entre os personagens do cotidiano da base alvinegra, o site cearasc.com compartilha a história de Joaquim Vitor, ex-atleta do Sub-20 do Mais Querido e atualmente, como fisioterapeuta, integra o quadro de colaboradores da Cidade Vozão.

Nascido na capital cearense, Joaquim tem 25 anos e possui a graduação em Fisioterapia por uma instituição de ensino privada da nossa cidade. Com atleta, passou pelas categorias de base do Tiradentes/CE, Ferroviário/CE, Maranguape/CE e Floresta/CE, além de atuar no Sub-20 alvinegro na temporada de 2017.

"Sou formado em fisioterapia desde 2021. Minha vida toda foi voltada ao futebol e também joguei por algumas categorias de base dos times locais. Em 2016, quando eu atuava pelo Maranguape, foi quando dei início a minha faculdade. Então, eu treinava e estudava ao mesmo tempo. Sempre tive apoio da minha família no futebol e nos estudos mais ainda", relembrou.   

Sobre sua passagem como atleta na base alvinegra, Joaquim relembrou as características daquele período e destacou que “foi um momento marcante em sua vida”, assim como fora sua convocação para uma partida do elenco profissional em 2017.

"Em 2017, tive a oportunidade em integrar o Sub-20 do Ceará. Naquele momento, eu fiquei muito feliz em fazer parte de um clube grande e pude ter as experiências em ser da base e também ser relacionado para uma partida do elenco profissional, que tinha João Marcos e Magno Alves no time. Foi um momento marcante em minha vida. Eu jogava de segundo volante, o camisa oito. Teve um jogo que entrei no segundo tempo e tive a felicidade de marcar um gol de cabeça”, relembrou.

Joaquim retornou a Cidade Vozão em 2023, como integrante das comissões técnicas da base do Alvinegra e não escondeu o entusiasmo em reencontrar alguns profissionais que o acompanharam na época de atleta.

“No ano de 2020, eu estava no último semestre da faculdade e tive a decisão em parar de jogar futebol. Passei a focar nos estágios finais e chegar mais perto da minha formatura. Me formei e em seguida trabalhei na área hospitalar, mas o meu objetivo era estar mais voltado a área do esporte. Em julho de 2023, tive a oportunidade em retornar à Cidade Vozão. Temos um ambiente incrível para se trabalhar e fui muito bem recebido. Alguns fisioterapeutas da minha época como, por exemplo: João Paulo Feijão e Pedro Benevenuto, e tive a oportunidade em conhecer o Jonatha Furtado. Então, fui muito bem acolhido por eles e trocar um pouco da experiência junto de todos. Além de tudo, tenho a satisfação em trabalhar com o meu pai, que é preparador físico da equipe Sub-17. Para mim, tudo isso é um sonho”, disse.    

Já na nova função no clube alvinegro, Joaquim ressaltou a felicidade em defender o manto alvinegro. Em meio a conversa, o profissional ressaltou a qualidade do trabalho desempenhado por todos na Cidade Vozão.

"Hoje, já trabalhando no Ceará, eu me vejo nos atletas mais novos. Recentemente, tivemos quatro jogadores do nosso Sub-20 que deram início aos estudos na faculdade. Isso mostra o quanto o Ceará sempre se preocupa em revelar jogadores, mas também forma cidadãos. O trabalho de todos que compõem a Cidade Vozão é impecável e que nos dá resultados incríveis", disse.

Concluindo a conversa, Joaquim revelou seus objetivos com a camisa alvinegra e destacou o quanto é gratificante vivenciar as experiências no Ceará tanto no passado como atleta e atualmente como profissional.

 "Após eu ter vivenciado na base como atleta e hoje como profissional do clube, isso para mim é gratificante demais. Estou muito feliz em compor a Cidade Vozão ao lado de grandes profissionais para ajudar no desenvolvimento dos atletas. Sigo com esse propósito de, com a minha profissão, em conquistar coisas grandiosas com o Ceará. Como atleta, eu não disputei uma Copinha. Pude disputar a primeira neste ano como integrante da equipe", completou.

Departamento de Comunicação - CSC