(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

Idealizado no ano de 2016, o Consulado Alvinegro tem como objetivo de congregar os torcedores do Ceará espalhados pelo Brasil e mundo. O Consulado é uma extensão da arquibancada e ajuda a expandir a marca do Vozão fora da capital cearense.

Atualmente, o Ceará conta com 215 consulados: são 111 no estado, abrangendo 109 municípios, 55 no Brasil e 49 no exterior. Fora do território nacional, os países que mais possuem consulados são os Estados Unidos, com 13 e logo em seguida Portugal, com 8 consulados.

A lista de países contemplados com a marca do clube tem ainda Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Polônia e Tailândia.

O Departamento Consular é vinculado a Diretoria de Cultura, Biblioteca e Documentação. Pedro Mapurunga, Diretor da pasta, especificou os pontos que ajudaram na expansão dos consulados.

“Alcançar essa marca expressiva de 215 consulados é fruto de muito trabalho ao longo desses 5 anos de atividade. Durante esse tempo, nós apostamos muito na ‘tentativa e erro’ até alcançar um padrão que acreditamos ser o ideal para esse sucesso. Foram inúmeras reuniões com torcedores que queriam nos ajudar nesse processo, além de muito estudo das melhores áreas de penetração para nossa marca. Essa marca também é um legado enorme da gestão Robinson de Castro que só tende a crescer. Estamos construindo uma história que não vai parar por aqui”, afirmou Mapurunga.



O Consulado Alvinegro conta com dois cônsules estrangeiros, o de Aalborg na Dinamarca com o Jacob Pedersen e o de Freiburg na Alemanha, com Dietmar. A torcida feminina do Mais Querido também é representada dentro dos Consulados. Ao todo, seis consulesas estão à frente de representações consulares. Na cidade de Frecheirinha/CE, Lilian Silva, em Dourados/MT com Daniele Albuquerque, Los Angeles/EUA com Juliane Gouveia, Rimini/ITA, sob o comando da Larisse Mendonça e em Udine/ITA com Michelle, e em Praia Grande/SP representado por Priscila Alves. 

Para saber mais sobre como fazer parte ou criar um Consulado Alvinegro, acesse: consulados.cearasc.com.

Foto: Fernando Ferreira/CearaSC

Abreu Neto - Departamento de Comunicação CSC