Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Em novo levantamento divulgado pelo portal dabase.com.br, maior órgão de imprensa especializado em cobertura exclusiva do futebol de formação no Brasil, o Ceará aparece na 15ª colocação no ranking dos mais de 150 times avaliados. A pesquisa é realizada trimestralmente e leva em conta todos campeonatos estaduais federados, além das principais competições regionais, nacionais e internacionais.

No novo estudo, apresentado no dia 08/08 (segunda-feira), o Ceará surge como 3º melhor colocado da região Nordeste, atrás apenas de Sport, 9º, e Vitória, 14º, e é o único representante do estado entre as 20 melhores bases do País. Na 15ª colocação, o Vovô subiu duas colocações desde a última pesquisa feita.

Desde 2014, com a compra do Centro de Treinamento do Nordeste, hoje, Cidade Vozão, o Mais Querido conta com um equipamento exclusivo para as categorias de base. Em uma área de oito hectares, o CT, em Itaitinga/CE, abriga um estádio com capacidade para 4.000 torcedores, além de outros três campos oficiais para treinos.

A Cidade Vozão tem capacidade para abrigar até 160 atletas. Por lá, são realizados treinos diários das equipes Sub-11, 13, 15, 17 e 20. De acordo com o coordenador técnico da base alvinegra, Leonardo Vitorino, a busca por evolução na preparação dos atletas é constante. Para ele, a maior importância, no entanto, se dá na busca por alçar jogadores ao time profissional.

“Hoje, temos Felipe Jonatan, Matheus Cabral, Igor e Matheus Lira fazendo parte do elenco profissional. E isso é muito bom. A meta é que, dentro dos próximos cinco anos, o Ceará tenha pelo menos 30% do elenco do profissional formados com jogadores oriundos das categorias de base”, revelou Vitorino.