(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

Na tarde deste sábado, 05/12, em Carlos de Alencar Pinto, foi realizada a terceira edição da Copa Fábrica de Craques. O evento foi uma iniciativa da Fábrica de Craques, Escolinha de futebol do clube, em parceria com a FTD Educação. Além do Ceará, que levou o título de 2015, Ceará F.C e CENSF e outros cinco times (CEME, Spartack, Inter/Seroma, ASSEV e Grêmio/FIC) participaram do torneio promovido para atletas com até 11 anos de idade. Cada equipe era composta por um elenco titular de oito jogadores e um goleiro. No banco de reservas, mais seis atletas estavam disponíveis para eventuais substituições. 

Para Gilmário de Assis, Coordenador de Captação do Futebol Amador do Ceará Sporting Club e um dos organizadores do evento, iniciativas como essa, além de fazer com que os garotos se acostumem com o ritmo de competições, servem para identificar possíveis talentos que serão incorporados às divisões de entrada do clube. Hoje, o trabalho de captação de atletas para o time Sub-13 do Alvinegro, é feita com, no mínimo, dois anos de antecedência.  

“Nosso objetivo maior é acompanhar, formar e captar. Os próprios professores de garotos com qualidade diferenciada em campo nos procuram. Fico muito feliz em saber que, hoje, o Ceará é referência em categorias de base e pré-base. Desde 2011, já subimos para as categorias alvinegras quase 50 meninos. Para 2016, já temos 20 novos nomes para o time Sub-13. É um trabalho muito promissor. Todos saem ganhando; o garoto, as comunidades, o clube e o esporte cearense”, analisou Gilmário.