(Foto: Pedro Chaves/CearaSC.com)

Da Comunicação do Ceará SC

Desde o mês de maio de 2018, o Ceará Sporting Club mantém a Certificação de Clube Formador CBF, na categoria A. Estão na categoria times que comprovaram atender todas as exigências da entidade máxima do futebol nacional. O Vozão é o único com certificação do estado.

Dentre as exigências, o clube precisa comprovar participação em competições oficiais das categorias, apresentar programa de treinamento, proporcionar assistência educacional, proporcionar assistência médica, apresentar calendário de vacinação, assegurar transporte para treinos e jogos e fornecer aos atletas uniformes de treino e jogo, além de roupa de cama, mesa e banho, material de limpeza e higiene pessoal. No total, os clubes formadores precisam atender a cerca de 20 critérios que assegurem, ao atleta em formação, perfeitas condições de treino, estudos e saúde.

Por meio da Federação Cearense de Futebol, desde 11 de maio de 2018, o clube passou a listar entre os clubes formadores, na categoria A. A certificação é válida por dois anos, prazo que se extingue no ano de 2020 (Vide imagem. Clique para ampliar).

Neste período, já saíram de nossa base talentos como Felipe Jonatan, adquirido pelo Santos/SP, Arthur Cabral, hoje no Palmeiras/SP e Artur Victor, atualmente no Bahia/BA. Os dois últimos foram destaques recentemente, após convocação de ambos para a Seleção Brasileira Olímpica.