None

A diretoria do Ceará Sporting Club resolveu partir na frente em termos de Medicina preventiva e Medicina esportiva e adquiriu, recentemente, um desfibrilador externo automático (DEA) da marca GE. O aparelho é o único capaz de evitar morte súbita em atletas em situações de emergência médica.

Apesar dos grandes progressos com o advento de novos medicamentos e com a evolução de medidas preventivas, nos Estados Unidos, por exemplo, ocorrem cerca de 450 mil casos de morte súbita por ano e, no Brasil, cerca de 250 mil por ano, ou seja, a cada 2 a 5 minutos ocorre 1 morte súbita. “Trata-se de uma questão de Saúde Pública que merece muita cautela. Apesar do tratamento preventivo das arritmias cardíacas ser altamente significativo, o DEA é imprescindível em ambientes como o campo de futebol. Medidas como essa da diretoria do Ceará Sporting Club só fazem crescer o desporto e a Medicina esportiva no Estado do Ceará” explica o médico Paulo Vasconcelos, diretor médico do Ceará Sporting Club.

O aparelho será levado a todos os jogos oficiais do Ceará S.C. e estará a disposição nos treinos físicos e táticos no dia-a-dia alvinegro em Carlos de Alencar Pinto.