Foto: Wilton Hoots/cearasc.com

Cada vez mais, a análise de desempenho é mais valorizada no ambiente do futebol. No Ceará SC não se medem esforços quando o assunto é evolução. Assim como em todos os setores do clube, na análise se trabalha para que possamos trabalhar com o que há de mais moderno no setor.

O mais novo investimento do clube para que o trabalho de nossos analistas seja o mais proveitoso possível foi a aquisição do Sportscode, software capaz de mapear e recolher todo e qualquer dado referente à performance esportiva dos atletas. Além disso, o aplicativo irá capacitar o clube para tornar mais eficaz a base de dados das categorias de base do Mais Querido.

Analista de desempenho do clube, Artur de Vito comentou como o equipamento irá ajudar no trabalho da equipe e quanto é importante o esforço que vem sendo feito para que o investimento seja o máximo possível. “É um passo imenso para o clube. Agora, vamos poder arquivar e organizar todos os dados referente ao futebol. O Ceará está investindo em todas as áreas e dá, agora, um passo enorme quanto a Análise de Desempenho. Não só para nós que estamos trabalhando no clube atualmente, mas  para a história do Ceará mesmo”, disse.

Coordenador Técnico do Vozão, Armando Desessards falou sobre o avanço que o clube dá neste aspecto e como ele irá ajudar em todas as categorias. “O equipamento chega para contribuir dos nossos adversários e, também no comportamento da nossa equipe. Além disso, nos ajuda na base a ter imagens de todos os nossos atletas da base e os outros subsídios necessários para o trabalho de ponta na categoria de base”, salientou Armando.


Alcino Rodrigues, presente no setor de Análise de desempenho desde a criação do mesmo, falou sobre como o clube cresceu desde 2015, momento quando a atenção ao setor passou a existir com mais ênfase. “Nesse tempo a gente vem crescendo gradativamente, evoluindo em estrutura. A diretoria não mede esforços para que possamos ter a maior condição de trabalho possível e a aquisição do Sportscode facilita nosso trabalho, acelera as tomadas de decisão e nos dá um feedback sobre jogos e etc. Sem dúvidas mostra como estamos crescendo em todos os setores”, disse.

Gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina falou sobre a aquisição e como o avanço tecnológico são importantes para a evolução do clube como um todo.
“A implantação do Sportscode é um desejo antigo. A tecnologia é uma grande aliada ao futebol, é um caminho sem volta e os mais saudosistas terão que se adaptar e renovar seus conceitos para entrarem nessa nova realidade do mundo esportivo que segue em imparável evolução”, avaliou.


Ao adquirir o Sportscode, o Ceará se coloca em pé de igualdade, em relação à análise de desempenho, aos clubes dos principais campeonatos do futebol europeu e, também, aos maiores clubes do futebol nacional.