Foto: Matheus Amorim/Ceará SC

No último sábado (02), em Juazeiro do Norte, após empatar no tempo normal por 1 a 1 e vencer o rival, por 4 a 3, nas cobranças de pênaltis, o Ceará garantiu o título de Campeão Cearense Sub-20. Foi a quinta taça levantada pelo Mais Querido na história da competição, que desde 1998 integra ao calendário oficial da Federação Cearense de Futebol (FCF).

Tudo isso é fruto de um sério trabalhado realizado nas dependências da Cidade Vozão, em Itaitinga, entre as comissões técnicas, independente da categoria, e o processo de formação de atletas. Desde 2019, as categorias de base do Mais Querido se destacam pelos títulos, campanhas memoráveis e pela crescente evolução apresentada em estrutura e atletas revelados.

Campeão Brasileiro de Aspirantes em 2020, e o vice-campeonato na temporada seguinte; título estadual na categoria Sub-20, em 2021. Durante o ano de 2022, o Vozão sagrou-se campeão estadual nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17, além chegar às semifinais da Copa do Brasil Sub-20, sendo a única equipe cearense a alcançar tal feito. Enquanto na atual temporada, o Time do Povo faturou os títulos cearenses no Sub-17 e Sub-20, ambos diante do maior rival.

Israel Portela, diretor das categorias de base do Vozão, falou da importância da conquista do título estadual no Sub-20 e destacou o empenho da comissão técnica, e também dos atletas, no compromisso e honra ao manto alvinegro.

"O título da categoria Sub-20 é um que temos que comemorar bastante. Não apenas isso, mas qualquer título que a gente venha conquistar na nossa base durante 2023. O trabalho nas categorias de base segue sendo um trabalho de "Série A", mesmo com a diminuição financeira e limitações de investimento. O título de Campeão Cearense Sub-20 coroa todos os nossos profissionais, que são focados e que quase trabalham 24 horas por dia para o bem do nosso clube, e também para os nossos jogadores, que fazem toda a festa acontecer", disse.

Israel Portela fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo gerente de futebol da base, Sandro Queiroz, e dedicou o recente título ao analista de desempenho, André Maranhão, pelos relevantes e vitoriosos trabalhos apresentados pelo profissional junto às comissões técnicas e atletas da base alvinegra.

“Parabenizo ao nosso executivo, Sandro Queiroz, que chega ao seu tricampeonato cearense na categoria Sub-20 desde 2019. Isso não é fácil. Agora, vamos em busca das conquistas nas categorias Sub-13 e Sub-15. Desejo parabéns a todos os profissionais que fazem a Cidade Vozão e também ao presidente João Paulo Silva pela confiança no trabalho. Esse título de campeão Sub-20 quero dedicar ao nosso colaborador, André Maranhão, que também chega ao tricampeonato, sendo um abnegado e grande profissional. André está conosco desde 2019, conquistando o título Brasileiro de Aspirantes e títulos no cenário estadual”, reforçou.

Sandro Queiroz, gerente de futebol da base alvinegra, não escondeu a felicidade em conquistar mais uma taça para a galeria de títulos para o Vozão e avaliou todo o processo realizado diariamente em Itatinga.

"Costumo dizer que na base o mais importante é a formação do atleta. O título é coroação do trabalho dos profissionais desde a comissão técnica a todos os funcionários do CT, como as tias da cozinha, o porteiro. O título é bacana devido a isso. Esse atual, em especial, foi o mais difícil durante esse tempo que estou à frente da base do Ceará, de janeiro de 2019 até agora. Esse título tem uma grande importância pela sua dificuldade, pelo momento atual do clube e por um poderoso adversário, que investiu pesado na contratação de atletas para o Sub-20. Nós, com o nosso trabalho, conseguimos o título. Esse nosso time campeão tem atletas que subiram ao elenco profissional e a nossa comissão, mais uma vez, demonstrou competência e capacidade para gerir esse grupo e conseguir o título. Essa final foi a 11ª disputada em todas as categorias, sendo o oitavo título conquistado", disse.

Sandro finalizou agradecendo o apoio e todo suporte ofertado pela direção alvinegra para a disputa da final do estadual em Juazeiro do Norte.

"A gente não pode negar o total apoio do presidente João Paulo Silva e do nosso diretor Israel Portela. Esses caras são abnegados e gostam do futebol de base. A partida final do Campeonato Cearense Sub-20 foi em Juazeiro do Norte, mas a direção do clube nos dotou de uma boa estrutura e condições para podermos vir a Juazeiro dois dias antes, ficamos num baita hotel. Então, só tenho a agradecer a nossa direção executiva", concluiu.

Além de taças levantadas, a base alvinegra orgulhosamente se destaca pelo processo de captação e revelação de jogadores. Jogadores, como, por exemplo, Marcos Vítor, David Ricardo, Jefferson, Lucca, David, André Luiz, Rafael Carvalheira, Léo Rafael, Gabriel Lacerda, Kelvyn e Geovane, carregam o DNA alvinegro em suas trajetórias.

Para a sequência da temporada, a base alvinegra disputa o Campeonato Cearense nas categorias Sub-13 e Sub-15, além das participações na Copa Seromo com as categorias Sub-16 e Sub-17.

Departamento de Comunicação - CSC