Foto: Matheus Pereira/Ceará SC

Em meio aos demais processos específicos da pré-temporada, o setor de nutrição do Ceará Sporting Club é mais um departamento que adota protocolos específicos para este período do ano, uma vez que os atletas retornam, agora, de um período de inatividade. Nutricionista do Alvinegro, Camila Mazetto conversou com exclusividade com o cearasc.com e detalhou a rotina de trabalhos nos primeiros dias de pré-temporada, além do que acontecerá durante a próxima semana. 

A palavra chave no Centro de Saúde e Performance nestes primeiros dias de trabalho do ano é “avaliação”. Em meio aos testes físicos, clínicos e laboratoriais, a nutrição do Alvinegro tem trabalhado para entender exatamente como chega cada atleta do elenco alvinegro, visando a compreensão do que cada indivíduo necessita. 

“A atuação da nutrição no início da temporada é bem específica no que diz respeito à avaliação, principalmente, de percentual de gordura e massa magra. Esse controle nos ajuda a gente a já ir orientando tanto com os que chegaram ao clube agora, quanto com os que já estavam aqui e que a gente já tinha os dados anteriores”, contou.

Para os novos reforços, este é um período, acima de tudo, de adaptação, seja aos métodos de trabalho do clube ou aos profissionais que o acompanharão durante o ano. Além disso, o dia a dia de trabalho traz, também, informações sobre o atleta e sobre seus hábitos alimentares, parte fundamental no trabalho do setor. 

“Com os novos jogadores, a gente faz uma avaliação nutricional e, com isso, conhece os costumes desse atleta, a rotina dele em casa e no hotel, por exemplo. Nessas duas semanas eles estão fazendo praticamente todas as refeições aqui no clube e isso faz com que a gente pense ainda mais em um cardápio leve, com muitas frutas, verduras, sem nenhuma fritura ou comidas com molhos, por exemplo. Uma outra questão, além da rotina aqui de alimentação, é a questão dos atletas que vêm de fora, de climas frios, que não estão tão habituados com o calor aqui do Nordeste, as orientações acerca da hidratação, que a gente acompanha de perto”, explicou. 

Bom nível de apresentação 

Passada a primeira semana de trabalhos presenciais, os resultados foram potencializados pelo trabalho realizado anteriormente, de forma remota. Segundo Camila Mazetto, as orientações que o elenco recebeu por meio da cartilha de atividades realizadas a partir do dia 26/12, foram fundamentais para que o elenco retornasse a Porangabuçu em um ótimo nível em relação aos fatores analisados pelo setor nutricional do clube. 

“Todos os jogadores estão em um ótimo nível. Nós iniciamos o trabalho ainda no período entre as festas, um momento em que é comum que todo mundo coma um pouco a mais. Isso foi muito importante para o bom início aqui no clube”, salientou. 

A exemplo dos outros setores envolvidos no processo do futebol, a equipe de nutrição terá um momento específico para que converse com o grupo de atletas em uma palestra durante a concentração da próxima semana. Deste modo, o grupo terá acesso às informações referentes ao trabalho do departamento e como ocorrem os processos durante a temporada.