Felipe Santos / Ceará SC

Acompanhado pelos profissionais do Centro de Saúde e Performance (CESP), o atacante Fernandinho concluiu a primeira semana de transição em Carlos de Alencar Pinto (CAP), em Porangabuçu, nesta sexta-feira, 29. Recuperado de uma lesão muscular na parte anterior da coxa direita, o atleta de 28 anos está aprimorando a parte física para ficar à disposição do técnico Léo Condé.

Inicialmente, Fernandinho passaria 30 dias em recuperação, devido à gravidade da lesão no reto femoral. No entanto, o CESP conseguiu reduzir o tempo de reabilitação para duas semanas e meia. Para recuperar o atleta, a fisioterapia trabalhou com três pilares: analgesia, fortalecimento e campo.

"Teve uma lesão no reto femoral. Gira em torno de 21 a 30 dias de recuperação. Conseguimos reduzir isso para 18 dias, acelerando o processo dele. Na primeira fase, fizemos uma analgesia, para controle de dor, utilizando os aparelhos que temos à disposição no CESP. Na segunda fase, fizemos um trabalho de fortalecimento, para recrutar fibra para preencher a lesão. Estávamos sempre alinhados com a preparação física e a fisiologia. Nessa terceira fase, mantinha a parte estrutural, mas fazendo trabalhos de campo, abordando os seguintes critérios: finalização, passe, sprint, aceleração e desaceleração", disse Matheus Marques, fisioterapeuta do Ceará.

Evoluindo bem na transição, Fernandinho está próximo de concluir o ganho de força para, após isso, retornar aos trabalhos com o plantel do Time do Povo.

"O Fernandinho está na fase final de transição. Evoluiu com a fisioterapia, segue evoluindo o ganho de força. Está faltando para ele essas atividades mais imprevisíveis, que são treinos com o contexto de jogo, com adversários, para ele vivenciar e evoluir. Semana que vem, a tendência é que ele passe a treinar com o grupo", disse Roberto Farias, preparador físico do Ceará.

Lesionado desde o início de agosto, Fernandinho desfalcou o Time do Povo em quatro partidas. No ano, o atacante atuou em 24 jogos e marcou quatro gols.