Foto: Stephan Eilert/cearasc.com

Não é de hoje que o nome Ricardo Dias Acosta está gravado de forma especial na história do Ceará Sporting Club. Contratado pela primeira vez em 2007, quando teve uma rápida passagem e tendo voltado para se tornar ídolo da Nação Alvinegra em 2013, Ricardinho é, do elenco atual, o que mais entrou em campo pelo Vozão.

Ricardinho viveu alguns dos momentos mais importantes da história do Ceará. Foi peça importante na conquista do último tetracampeonato alvinegro do Campeonato Cearense e no título da Copa do Nordeste de 2015. Além de levantar taças, o camisa 8 teve grande importância nas campanhas de permanência na Série B 2015 e, também, na elite nacional no ano de 2018.

Titular na esmagadora maioria dos 290 jogos, que já fez utilizando o manto alvinegro, Ricardinho atua, hoje, em uma função diferente da qual começou no Ceará. Um pouco mais atrás dos meias, o maestro de nosso meio campo consegue alternar, em um mesmo jogo, a função de detentor da batuta, ao ter a bola, com a de ‘carregador de piano’, quando precisa ser mais um dos marcadores. A verdade é que Ricardinho é peça fundamental no esquema do treinador Enderson Moreira pela enorme gama de opções que o meia dá ao chefe.

Uma nova prova disso veio, no último Clássico-Rei, um confronto que Ricardinho já está acostumado a jogar e, é claro, a vencer. No jogo de sábado, o volante completou seu 21° clássico. Desses, venceu 11, empatou sete e perdeu apenas três.

Vivendo mais uma boa fase com a camisa 8, que já é quase uma parte de seu corpo, Ricardinho esteve na sala de imprensa do Ceará nesta terça-feira ,06/08, e comentou a boa fase. “Estou muito feliz pelo momento. Principalmente por ajudar o Ceará a conquistar nossos objetivos. Ainda estamos buscando uma maior regularidade para podermos alcançar objetivos mais altos na tabela”, disse o meia.

Desde que voltou a Porangabuçu, Ricardinho viveu quase tudo pelo Ceará. O sonho de disputar uma competição internacional com o Mais Querido ainda não foi realizado, mas é uma das grandes metas para este ano. “Não existe motivos pra não planejarmos algo lá em cima no campeonato. Nosso time já deu provas de que tem condições, seja em nível de jogo, parte tática ou jogo coletivo. A gente precisa acreditar nisso e buscar cada vez mais. Com cabeça no lugar e pé no chão a gente vai conseguir alçar vôos mais altos sim”, afirmou Ricardinho.

No próximo sábado, 10/08, Ricardinho e a nação alvinegra têm mais um encontro marcado. O jogo é diante da Chapecoense, às 17 horas, na Arena Vozão. Para informações sobre ingressos, clique aqui.