(Foto: Rodrigo Coca/CearaSC.com)

O Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 chega a sua fase decisiva, e o Ceará é o único clube do Nordeste com chances de conseguir acesso à elite do futebol nacional.

Dos 36 clubes que iniciaram a luta por uma das vagas na primeira divisão, apenas 8 ainda mantém vivas as possibilidades de acesso. Ceará, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Taubaté/SP, Grêmio, Chapecoense e América/MG jogarão a fase quartas-de-final, a última que define os clubes que irão subir de divisão.

As Meninas do Vovô decidem a classificação contra o Cruzeiro, no próximo mês de julho, em jogos de ida e volta, com a primeira partida sendo em nossa capital. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu as datas das partidas.

O técnico Orlando Júnior avaliou a participação do time feminino até aqui no Campeonato Brasileiro Feminino Série A2.

"A competição é muito importante para o clube. Nós conseguimos desenvolver um bom trabalho nesse período de 90 dias com nosso elenco. Eu gosto sempre de frisar que nosso time tem uma média de idade de 22 anos, e algumas delas nunca disputaram um torneio desse nível, e nós conseguimos ter um desempenho muito salutar nessa primeira fase, e isso nos deixa feliz e esperançoso para enfrentar o próximo advesário", afirmou o treinador. 

O Ceará no Campeonato

O Vozão iniciou o sonho do acesso no Grupo 1 da competição ao lado de Oratório/AP, Santa Quitéria/MA, São Valério/TO, ESMAC/PA e Tiradentes/PI. Na primeira fase, foram cinco jogos, quatro vitórias e um empate. As Alvinegras marcaram 19 gols e sofreram apenas 2.

Logo na estreia, o Vovô venceu o Oratório/PA, na Cidade Vozão, por 4 a 0. Na segunda partida, o Mais Querido foi até São Luís e goleou o Santa Quitéria/MA por 5 a 2. Pela terceira rodada, as Meninas do Vovô aplicaram a terceira goleada, dessa vez um 9 a 0 contra o São Valério/TO. Na quarta partida da competição, o Vozão viajou até Belém para enfrentar o ESMAC/PA e voltou com o empate em 0 a 0. Finalizando a primeira fase, o time comandado por Orlando Júnior recebeu o Tiradentes/PI, no estádio Presidente Vargas, e venceu por 1 a 0.

Na fase oitavas-de-final, o Ceará enfrentou a Portuguesa/SP. No jogo de ida, no estádio Canindé, as Meninas do Vovô venceram as adversárias por 3 a 0 e encaminhou a classificação. Na partida de volta, no estádio Presidente Vargas, as Alvinegras perderam a primeira partida na competição por 2 a 0, mas conseguiram a passagem de fase.

Destaques individuais

Além da ótima campanha na competição, o time mantém alguns pontos com maior evidência. O setor defensivo vem, a cada partida, reforçando a solidez da zaga alvinegra. Até aqui são 7 jogos na competição e apenas quatro gols tomados, sendo a quinta defesa menos vazada do torneio.

O setor ofensivo também vem tendo bastante destaque. O poderio de ataque da equipe é uma das armas para a conquista do acesso. Nos 7 jogos do certame, as Meninas do Vovô marcaram 22 gols, sendo 14 em jogos como mandante e 8 atuando como visitante. A atacante Valéria é uma das artilheiras da competição com 6 gols em 6 jogos.