Foto: Matheus Pereira/Ceará SC

O elenco feminino do Ceará segue se preparando para os desafios do segundo semestre de 2021. Como é comum após períodos de inatividade, temos mudanças nas Meninas do Vozão. Novo comando e, é claro, novos rostos em meio às atletas no campo. Oito jovens rostos chamam a atenção. Após participar pela segunda vez do Campeonato Brasileiro Sub-18, a comissão técnica do Vozão optou por fazer com que alguns dos destaques daquele elenco integrassem a equipe adulta da modalidade em Porangabuçu. 

Atualmente, oito atletas que compunham o elenco Sub-18 até poucos meses atrás fazem parte do elenco comandado por Erivelton Viana. A junção das duas categorias caracteriza bem o que é o Ceará Sporting Club em suas diversas áreas. Formar atletas para o mercado nacional já é uma tônica no futebol masculino do Time do Povo. A participação em competições de base e a integração dessas atletas no elenco profissional mostra que a intenção é que o mesmo método seja aplicado no futebol feminino do Time do Povo, como nos explicou César Molina, Coordenador de futebol na modalidade. 

“A importância dessa integração é enorme. Com o trabalho de base, estamos tendo uma qualidade no elenco ainda superior ao que já tínhamos. São atletas de muita qualidade técnica, todas oriundas de bons projetos. Com essa junção, você eleva o nível do elenco, com um custo menor. São jogadoras que dão retorno técnico e podem trazer, no futuro, um retorno financeiro também”, pontuou. 

Após assumir o comando técnico do elenco feminino na última semana, Erivelton está podendo conduzir a imersão das atletas mais jovens no elenco profissional. O próprio treinador comandou a equipe Sub-18 nos dois últimos campeonatos disputados e salientou que os setores envolvidos na transição das atletas têm sido fundamentais para o sucesso dessa integração. 

“Unir as duas categorias é de suma importância. O trabalho de base no futebol feminino é um trabalho novo no clube e, mesmo em pouco tempo, já temos atletas servindo o elenco adulto e até mesmo a Seleção Brasileira, dois exemplos que mostram como as coisas vêm sendo bem feitas pelo clube como um todo. A diretoria tem nos dado respaldo e nos cabe fazer com que essa transição seja a melhor possível para o clube e para as atletas”, avaliou. 

Como citado por Erivelton, duas atletas alvinegras tiveram a oportunidade de serem convocadas para a Seleção Brasileira de futebol feminino. A lateral-direita Ester participou de um período de treinamentos no último mês de agosto pela equipe Sub-17 do Brasil. Já a atacante Tainara acabou de ser convocada para participar da preparação do time Sub-20 para o Sul-Americano da modalidade e se apresentará à CBF no próximo dia 13/09. 

Além delas duas, as goleiras Yasmin e Laís, a lateral Gabi, as zagueiras Rebeca e Camila e a meia Bia têm trabalhado junto das demais atletas profissionais do Vozão. Capitã do Time do Povo no último Brasileirão Sub-18, Rebeca nos contou sobre suas impressões dos primeiros treinamentos com o time adulto das Meninas do Vozão. 

“A experiência está sendo muito boa. Muda muita coisa em relação à forma como treinávamos antes e está sendo muito bom para a gente poder estar ajudando aqui no elenco profissional. Todas nós estamos em busca do nosso espaço e, para isso, temos de nos entregar demais”, finalizou.

As Meninas do Vozão seguem em preparação para o Campeonato Cearense 2021, com previsão de início para a primeira quinzena de outubro. As atividades são diárias e, assim como aconteceu nesta quarta-feira, o elenco treinará na manhã de quinta, no estádio da Unifor, na capital cearense. 

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC