Foto: Felipe Glauber/CearaSC.com

O departamento de futebol alvinegro tem reforço para a temporada 2021. André Figueiredo, ex-zagueiro e diretor de futebol do Atlético-MG, chegou ao Ceará nesta quinta-feira, 04/03, para assumir o cargo de Coordenador Técnico. Dentre suas funções, André fará a gestão de futebol nas categorias de base, buscando aprimorar o rendimento e aumentar o aproveitamento de joias lapidadas na Cidade Vozão pelo futebol profissional.

Em seu currículo, o profissional acumula títulos tanto como jogador quanto como gestor e executivo. Foram 14 anos de atuação nos departamentos de futebol do Atlético-MG. Lá também foi atleta, na década de 90. Pelo alvinegro mineiro, como zagueiro, conquistou o Mineirão de 1991 e a Copa Conmebol de 1992.

No comando da base do Galo, conquistou a Copa do Brasil Sub-17, em 2014, e a Copa do Brasil Sub-20, em 2017, numa final emocionante diante do Flamengo. Revelados sob sua gestão na base atleticana estão nomes como o meia Bernard, campeão da Libertadores em 2013 e atualmente no Everton-ING, o zagueiro Jamerson, campeão da Copa do Brasil 2014 e o goleiro do Flamengo, Diego Alves.

Na sua passagem pela sede do Mais Querido, André falou com nossa equipe e exaltou o trabalho do clube no que tange todo o escopo de desenvolvimento de bons futebolistas. "Ninguém tem grandes resultados como os do Ceará nos últimos anos sem muito trabalho. Jogadores convocados, títulos nacionais, isso é o reflexo de um bom trabalho. Não ganhou à toa, não tem jogador na Seleção à toa. Então estou chegando para somar, para melhorar os indicadores e resultados", declarou o executivo.

Reforçando a importância do processo formativo de atletas, também evidenciou seu interesse em revelar atletas na base do Vozão. "A ênfase do meu trabalho será no processo de formação. Ele é complexo, ele é delicado. Precisamos passar por todo o processo de captação, lapidação, formação e transição profissional. Fazendo isso bem feito, tenho certeza que o Ceará colherá muitos frutos, pela estrutura que tem, inclusive", destaca.

Após visita aos centros de treinamento em Porangabuçu e Itaitinga e apresentação ao departamento técnico, André Figueiredo inicia suas atividades, oficialmente, hoje, 05/03. Figueiredo substitui Armando Desessards que desempenhou durante dois anos a função de Coordenador Técnico do Ceará.

Departamento de Comunicação - CSC