Foto: Michael Douglas

No mês de julho, período das férias escolares, as categorias de base do Mais Querido disputarão duas competições organizadas pela Federação Cearense de Futebol. A Copa Cearense, também chamada de Copa Manjadinho, contemplará as categorias Sub-11 e Sub-14 do Vozão. 

Em reunião do Conselho Técnico, na sede da FCF, realizada nesta terça-feira (08), ficaram definidos os critérios de disputa de cada competição. Na reunião, o Mais Querido foi representado pelo supervisor de futebol base, Lucas Oliveira, e Rainier Alves, coordenador das categorias de iniciação.

Na Copa Sub-11, a competição contará com a participação de nove equipes e será dividida em quatro fases. Na primeira fase, o Vozão está incluído no grupo A, ao lado de Caucaia e União. Obedecendo ao índice técnico, as oito melhores equipes estarão classificadas às quartas de final. Para em sequência, as fases semifinais e final. Os duelos em todas as fases serão disputados no formado de ida.

“A Competição Sub-11 vem para engrandecer um grande movimento que acontece na cidade com as competições das categorias menores preenchendo uma lacuna de uma competição oficial nessa categoria. A Copa Manjadinho vem para contribuir com esse processo de formação dos novos atletas por ser uma competição adaptada a realidade das crianças de 11 anos. Campos menores, traves menores e a obrigatoriedade de todos os atletas escalados para o jogo participar da partida é o grande diferencial da competição, seguindo outros modelos de sucesso de competições Brasil afora”, disse Rainier Alves.

Enquanto a Copa Manjadinho Sub-14 terá doze clubes brigando pelo título e, a exemplo da categoria anterior, contará com quatro fases em sua composição. O Ceará está no grupo A e terá Santa Cruz e Aliança como adversários. Os dois melhores do grupo avançam às quartas de final. As semifinais e final, a exemplo das fases anteriores, serão jogadas em confrontos de ida.

"Em relação à inovação dessas competições é muito importante para o Ceará e para o desenvolvimento desses atletas. Essa iniciativa irá ajudar aos clubes na questão de calendário. Seremos contemplados em sediar a primeira edição da competição e isso também é muito importante nós. Acredito que vamos sediar as duas competições da melhor maneira possível", disse o supervisor Lucas Oliveira.

Como clube formador, certificado pela Confederação Brasileira de Futebol, as duas competições ressaltam a importância de colocar em prática todo o trabalho desempenhado no processo de formação de novos atletas.

“Para o Ceará é uma competição de extrema importância nesse caráter de formação do atleta. Nós como clube formador, chancelado pela CBF, temos a preocupação de realizar todo o processo de formação do atleta e o ambiente de competição faz parte do dia a dia. Momento de pôr em prática tudo que vem sendo desenvolvido com os atletas. Além disso, ter o atleta registrado em uma competição oficial nessa idade é de grande importância para o clube”, concluiu Rainer.

Na categoria Sub-11, o Vozão é comandado pelo técnico Marcelo Gaino. Enquanto, o sub-14 tem João Marcos como técnico. As duas competições terão um mês de disputa e serão sediadas em dois Centros de Treinamentos, um deles será a Cidade Vozão, em Itaitinga. Os jogos acontecerão durante a semana. O regulamento específico das competições e a tabela de jogos serão publicados posteriormente pela Federação Cearense de Futebol.

Departamento de Comunicação - CSC