(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

Na tarde desta quarta-feira, 05/08, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) concedeu liminar assegurando a participação do Ceará Sporting Club na Copa Sulamericana 2015. A decisão foi expedida em função do Mandado de Garantia protocolado junto ao órgão máximo da justiça desportiva pelo Departamento Jurídico do clube.

Em 30/04/2015, na Arena Castelão, o Ceará derrotou o Bahia pelo placar de 2x1 e sagrou-se Campeão da Copa do Nordeste 2015, garantindo automaticamente participação na Copa Sulamericana 2015. Pela Copa do Brasil, o Vozão começou bem. Até chegar às oitavas-de-final do torneio nacional, o Ceará conseguiu eliminar o Confiança/SE, na primeira fase (0x0; 1x0), o América/MG, na fase seguinte (1x1; 3x0) e o Tupi/MG (0x0; 1x2), na fase três.

Todavia, chegando às oitavas-de-final da competição, o clube deparou-se com informações veiculadas que davam conta que o Ceará não poderia disputar concomitantemente as copas do Brasil e Sulamericana, perdendo, então, a garantia de jogar no torneio internacional. Pensando nisso, o Departamento Jurídico do clube protocolou junto ao STJD um Mandado de Garantia para que o direito de disputa da competição sulamericana fosse mantido à entidade alvinegra.

"O Ceará impetrou com o Mandado de Garantia preventivo, no intuito de que seu direito fosse resguardado, quanto à sua participação na Copa Sulamericana. O principal objetivo do Ceará é que, apenas, tenha assegurado o direito que foi conquistado dentro de campo. Não há nenhuma disputa ou desrespeito a qualquer entidade ou determinação. Pelo contrário, o Mandado de Garantia assegura que o direito do clube seja respeitado. Até porque o Ceará Sporting Club respeita as instituições e os regulamentos”, disse o Diretor Jurídico do clube, Guilherme Magalhães.

A 14ª edição da Copa Sulamericana acontecerá no período de 11 de agosto a 9 de dezembro de 2015.