Felipe Santos/cearasc.com

Se por um lado, a paralisação dos campeonatos devido à pandemia de covid-19 trouxe incerteza em relação ao calendário já apertado do futebol brasileiro, no Ceará, esse tempo de inatividade em campos de jogo proporcionou maior tempo para implantação da nova filosofia do técnico Guto Ferreira ao grupo.

Anunciado dias antes do início das determinações de isolamento social, o novo treinador só teve a oportunidade de ter o primeiro contato presencial com o elenco no início de junho. Antes disso, reuniões e acompanhamento com atletas e demais profissionais da comissão técnica eram feitos remotamente.

Esse tempo, maior até mesmo que o habitual das pré-temporadas, serve para melhor readaptação às metodologias da nova comissão técnica. Além de Guto Ferreira, os auxiliares André Luís e Alexandre Faganello e o preparador físico Waldir Nogueira também chegaram a Porangabuçu no começo do mês passado.

Em coletiva de imprensa guiada na manhã dessa terça-feira, 30/06, o volante Ricardinho falou sobre o novo trabalho da comissão técnica recém-chegada. Em 2012, o atleta já foi comandado por Guto Ferreira, quando atuava, ainda, na Ponte Preta.

“Ele, com certeza, vem aprimorando os trabalhos. Tem sido muito bom, bem intenso o que a gente tem feito aqui. O professor Juninho, junto com a preparação física, vem intensificando os trabalhos para chegarmos a um bom nível nas partes física e técnica. Estamos evoluindo para chegar sempre no nosso melhor”, ponderou o volante.

Mesmo com o período maior de treinos, o ritmo e o estado físico adequados só virão, na visão de Ricardinho, quando os jogos retornarem. “Estamos com tempo para trabalhar muitas coisas, mas só o jogo pode te dar uma condição física melhor. Estou muito bem, buscando melhorar cada vez mais. Eu sei que eu preciso estar bem fisicamente para que meu rendimento e performance sejam os melhores possíveis”, avaliou.

Briga por titularidade e encaixe no time de Guto Ferreira, retomada de jogos, calendário apertado das competições, diferenças no trabalho da nova comissão técnica e tempo ideal de treinos até o retorno dos campeonatos foram alguns dos outros temas abordados na coletiva de imprensa do Ricardinho.

Nessa quarta-feira, 01/07, o grupo entrou no segundo mês desde a volta das atividades presenciais. Nesta manhã, também, o grupo participa de treino técnico-tático na Cidade Vozão, em Itaitinga/CE.