Felipe Santos/cearasc.com

Após paralisação longa sem atividades presenciais, o que resultou em maratona de treinos virtuais físicos apenas, parte do elenco do Ceará voltou aos trabalhos no CT de Porangabuçu nesta semana. Desde a última segunda-feira, atletas negativados no teste de covid-19 já realizam atividades de recondicionamento físico e técnico no estádio Vovozão.

Por conta do período extenso sem treinos coletivos com bola, maior até mesmo que o tempo habitual de férias, o retorno exige cautela e bastante planejamento na implementação das atividades. Exigir demais da parte física nesse momento pode ser um prato cheio para lesões.

Com o objetivo de recondicionamento rápido e seguro, a conta precisa ser precisa. E é nisso que a preparação física, integrada aos setores médico, de fisiologia, fisioterapia e nutrição, trabalha nesse momento. A sobrecarga de treinos pode gerar danos ao invés de recuperar o quanto antes. É preciso de estudo para a aplicação responsavelmente estratégica dos treinos nesta volta.

Em entrevista à Vozão TV, o preparador físico Waldir Nogueira (Juninho), que chegou ao Ceará juntamente com o técnico Guto Ferreira, conversou sobre o desafio dessa primeira semana de retorno das atividades, precauções e os cuidados para cumprir o protocolo de retomada, assegurando, sobretudo, a integridade física dos jogadores.

“Muita coisa do que a gente pensa é similar. É uma fase diferente, porque os jogadores estavam parados há dois meses e meio. E estamos usando esse período para fazer uma readaptação física e técnica, para, depois, introduzir cargas mais fortes”, explicou.

Desde o mês de março, a comissão técnica já vinha se reunindo com frequência, alinhando ideias de treinamento e metodologia. “A gente já sabe da qualidade dos profissionais da casa. Chegamos para fazer um consenso sobre tudo e fazer um grande trabalho aqui no Ceará”, assegurou Jorginho.

Proveitosos. Foi desta forma que o preparador considerou os primeiros dias de trabalho em Porangabuçu. Mesmo sem o elenco todo à disposição, com reintegração gradativa de peças do grupo, a resposta dos atletas, na visão de Juninho, tem sido muito boa.

“Os trabalhos já têm tido qualidade. Os atletas já têm desempenhado bem, e, pelo que a gente estipulou, a nossa avaliação da primeira semana foi boa. Importante falar que seguimos bem o protocolo. No campo, temos estações separadas, os atletas de grupos diferentes não têm contato; estamos trabalhando bem e com muita segurança”, concluiu.