(Foto: Felipe Santos/CearaSC.com)

Atual campeão da Copa do Nordeste, o Vozão inicia amanhã (04) a sua trajetória na maior competição regional entre clubes do Brasil. O Ceará tem pela frente a Juazeirense/BA, às 19h, no Estádio Adauto Morais, como primeiro adversário na luta pelo tetracampeonato regional.

Desde 1997, ano da primeira edição do campeonato, o Alvinegro vem se notabilizando como uma das forças com maior número de participação no Nordestão. Ao todo, o Mais Querido já disputou 18 vezes a Lampions League, como é carinhosamente chamada a competição. Ao longo dessas 18 participações, o Time do Povo disputou 182 jogos, venceu 82 partidas e empatou 55 vezes. O Alvinegro marcou 276 gols.

MAIOR CAMPEÃO DO ATUAL FORMATO

A Copa do Nordeste sofreu importantes modificações desde a sua primeira edição. No atual modelo de disputa, em vigor desde 2013, o Vozão se destaca entre os participantes com o maior número de conquistas. Nas últimas 11 temporadas, o Ceará levantou o troféu em 3 oportunidades: 2015 (invicto), 2020 (invicto) e 2023. Além disso, o Alvinegro chegou às semifinais em 2013 e 2018 e disputou as finais de 2014 e 2021.

PERSONAGENS IMPORTANTES

Durante a história do Vozão na Copa do Nordeste, muitos atletas importantes deixaram suas marcas com a camisa alvinegra na competição regional. O jogador que mais vezes entrou em campo pelo Ceará na competição foi o meio-campista Ricardinho. O Maestro, que foi fundamental nas conquistas de 2015 e 2020, vestiu o Manto Alvinegro em 51 partidas do Nordestão.

Outro nome marcante é o de Magno Alves. O ex-atacante, que soma 103 gols com a camisa do Mais Querido, é o maior artilheiro do clube na Copa do Nordeste. O “Magnata” balançou as redes 16 vezes no torneio regional e foi campeão pelo Vozão em 2015.

Do atual elenco, três nomes já cravaram seus nomes na galeria do clube: Richard, Luiz Otávio, Guilherme Castilho e Richardson. Bicampeões em 2020 e 2023, o zagueiro Luiz Otávio e o goleiro Richard (herói da conquista no ano passado), lutam pela terceira conquista pessoal. Já os meio-campistas Guilherme Castilho e Richardson, personagens do Tricampeonato do Vozão em 2023, sonham com suas segundas taças regionais.

Departamento de Comunicação- CSC