Foto: Divulgação/Ceará SC

As palavras credibilidade e seriedade são sinônimos de Ceará Sporting Club nos mais variados segmentos de mercado. Há quatro anos na Série A, ascendendo no cenário do esporte mais popular do país e consolidado entre no hall das equipes que enfrentam-se nas principais competições nacionais, o Vozão dá mais um passo no processo de profissionalização dos processos internos do clube. Seguindo o exemplo das principais empresas do mundo, o Ceará lança um serviço oficial de compliance para que seus colaboradores possam estar adequados às normas éticas do Mais Querido. 

O termo compliance vem do inglês to comply, que significa ‘estar em conformidade’. Neste caso, a expressão se refere às diretrizes e padrões internos da instituição Ceará SC. Em termos gerais, o compliance busca listar normas que, uma vez seguidas, protegem instituições e seus funcionários de problemas futuros no que se refere ao âmbito judicial. 

Empresas que desenvolvem compliances próprios, caso do Ceará Sporting Club, visam, em sua esmagadora maioria, a conquista ou a manutenção da fidedignidade das organizações. 

No Ceará Sporting Club, o desenvolvimento será uma ferramenta para a qualificação dos processos internos da gestão, uma das mais respeitadas no cenário do futebol nacional. Já certificado com o selo de excelente empresa para se trabalhar por parte da Consultoria GPTW, o clube caminha para um processo de certificação geral, reconhecimento do trabalho realizado pelo clube em todos os setores. 

Compliance officer do Mais Querido, Ranieri Mena Barreto, citou a importância de ações semelhantes a essa e que este é mais um indício da seriedade do clube em todas as suas áreas. 

“Com tudo isso na mesa, você mostra a seriedade do clube em todos os setores. A partir do momento que o clube tem um regimento interno como esse, passa um recado de seriedade e que o clube está antenado não só na área comercial e financeira, mas também em outros segmentos”, avaliou. 

Já o Diretor Jurídico do Ceará SC, Dr. Anacleto Figueiredo, salientou que o compliance do Time do Povo abrangerá todas as áreas do clube, salientando a manutenção da idoneidade do clube no âmbito corporativo. 

“Nosso compliance foi desenvolvido para abranger todas as áreas do clube em que haja relações entre diretores, colaboradores e parceiros. Mantendo incólume a integridade corporativa com medidas de controle interno e externo. É importante destacar que o clube já possui o seu regimento interno e além disso, será desenvolvido um código de ética para os seus colaboradores e prestadores de serviço”, finalizou. 

Surgimento da prática 

Estima-se que o compliance surgiu em meados do século XX, junto da criação do Banco Central dos Estados Unidos. Aproximadamente nos anos 70, se criou a lei anticorrupção nacional, normativa que veio a endurecer as regras referentes à corrupção. 

No Brasil, a prática do compliance começou a ser utilizada nos anos 90. No mercado brasileiro, a prática consiste, basicamente, na criação de um código de regras a serem seguidas, disseminação para com os colaboradores da empresa, criação de canais de possíveis denúncias de práticas que não estejam em conformidade com àquelas regras pré-estabelecidas e gestão da imagem da empresa em possíveis eventos desconformes ao código. 

Em Porangabuçu, a previsão é que na próxima segunda-feira, 02/08, o compliance esteja em vigor, sendo os 30 primeiros dias o chamado período da adaptação de todos.

Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC