Foto: Felipe Santos/cearasc.com

É o Vozão na Sula! 11º colocado, com 52 pontos, no Campeonato Brasileiro da Série A, o Ceará fez em 2020 a melhor participação em Brasileirões de toda a sua história e garantiu vaga na Copa Sulamericana. Na tarde desta sexta-feira, 09/04, a Conmebol realizou o sorteio da fase de grupos da competição. O Ceará está no grupo C, ao lado de Jorge Wilstermann (BOL), Arsenal de Sarandí (ARG) e Bolívar (COL) ou Júnior Barranquilla (COL). 

Para o executivo de futebol, Jorge Macedo, a participação do Vozão, na Copa Sulamericana, consolidou o trabalho realizado na última temporada, onde o futebol do mundo inteiro passou por modificações devido à pandemia causada pelo Coronavírus. "Foi uma série de fatores. Começando pela montagem do nosso elenco. Montamos um grupo qualificado e conseguimos uma manutenção dos atletas que se destacaram em 2019. O clube, por estar bem organizado, conseguiu passar bem por essa situação e o Ceará conseguiu honrar tudo. Hoje, estamos celebrando tudo isso com a participação em uma competição internacional".


Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Com uma renovação no elenco e um novo olhar para as contratações, o executivo de futebol, Jorge Macedo, analisou as projeções do Alvinegro para a competição internacional. “Pensando em qualificar o grupo, contratamos grandes nomes do futebol do Brasil e do mundo. Embora seja uma responsabilidade muito grande participar da Sulamericana, nós queremos também manter o Ceará nessa faixa entre os 10 primeiros do Brasileirão. Cada ano é um desafio. Ano passado ficamos entre os 11 e, agora, aumentamos a meta. Pra isso acontecer, a gente precisou qualificar o elenco e investir nesses atletas".

A participação em uma competição internacional proporciona ao clube ir além das cotas e do financeiro. A bagagem fora do país permite um maior alcance da marca e uma melhor análise do mercado exterior. “Eu falo muito isso para os jogadores e comissão técnica, que é pegar esse gostinho de disputar campeonatos internacionais. É tudo muito diferente. Cultura, comida, arbitragem, altitude. E isso serve de aprendizado. Quanto mais você participa de competições assim, mais você se qualifica. É fundamental não só participar esse ano, mas buscar estar sempre participando", ponderou Jorge Macedo.

Mari Rios – Departamento de Comunicação Ceará SC