(Foto: Mauro Jefferson/CearaSC.com)

A Federação Cearense de Futsal (FCFS) divulgou o regulamento oficial do Campeonato Cearense 2020. Por conta da pandemia causada pelo novo corona vírus, a competição mudou o formato em relação aos anos anteriores.

O regulamento, que antes dividia as equipes em dois grupos, com dois turnos em jogos de ida e volta, respectivamente em cada turno, passando as equipes para as fases finais, agora terá três grupos: A, B e C, sendo o A com equipes da capital, e B e C, com equipes do interior do estado.

A medida visa preservar a saúde de todos os envolvidos nas partidas, até que haja uma normalização nos casos da pandemia na região interiorana. A FCFS aguarda a liberação por parte do Governo do Estado, para a realização das partidas oficiais. A entidade espera que a competição tenha início no próximo dia 22/08.

Fórmula de disputa

Ao todo, a competição irá contar com 13 equipes dividas em três grupos. O Ceará, atual campeão estadual, ficará no Grupo A, ao lado de Pague Menos, UFC, BNB/Guerreirinhos, Sumov e Fortaleza. O Grupo B contará com a participação de Eusébio, Acarape, Pacajús e Red’s. No Grupo C, ficam as equipes do Pires Ferreira, Camocim e José Romão.

Os clubes jogam todos entre si, no sistema de ida e volta, dentro de seus grupos. No Grupo A, da Capital, classificam-se os quatro melhores clubes pela pontuação final da fase classificatória. Nos Grupos B e C, referentes as equipes do interior, passam para a próxima fase os dois clubes com maiores pontuações em cada grupo.

A fase final será decidida a partir das quartas de final, semifinal e final. Nas quartas de final teremos o cruzamento entre clubes da capital e interior, com jogo único, sendo o mandante a equipe que se classificar em 1º e 2º lugar na 1ª fase. Não haverá vantagem no tempo normal. Em caso de empate, a partida irá para a prorrogação, permanecendo o empate, a classificação para a semifinal acontecerá na disputa de pênaltis, com 5 cobranças para cada equipe.

Cruzamento das quartas de final:

1º capital x 4º interior
2º capital x 3º interior
1º interior x 4º capital
2º interior x 3º capital

As semifinais e final serão disputadas também no sistema de jogos em ida e volta, com o jogo da volta tendo como mandante a equipe de melhor índice técnico. Assim como nas quartas de final, não haverá vantagem no tempo normal nas fases semifinal e final.

Departamento de Comunicação - CSC