Foto: Divulgação/cearasc.com

Visando conscientizar o grande público sobre a importância do combate ao trabalho infantil, o Ceará Sporting Club se une ao Tribunal Regional do Trabalho no desenvolvimento de uma campanha intitulada Vozão no Combate ao Trabalho Infantil

Dentre as ações da campanha, o elenco do Time do Povo entrará em campo neste domingo, 11/10, carregando uma faixa de combate ao trabalho infantil e usarão máscaras com os mesmos dizeres. 

Além disso, o TRT foi até a Cidade Vozão, Centro de Treinamentos da base alvinegra, para conhecer o trabalho realizado com os jovens no local, além de conhecer a história dos jogadores profissionais do Mais Querido. Na ocasião, os atletas puderam compartilhar suas histórias de vida. 

Por fim, em suas redes sociais, o Vozão veiculou um vídeo que visa mostrar que a desigualdade é um dos caminhos que levam ao trabalho infantil, buscando a conscientização de sua torcida sobre o assunto. 

Karla Yace, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT/CE, comentou sobre a parceria entre a instituição e o Vozão na luta contra a prática. “As pessoas gostam de esporte, interessam-se por futebol, acompanham. Então, uma parceria como essa com o Ceará Sporting Clube  traz um alcance enorme para a mensagem de combate ao trabalho infantil. Trabalharemos juntos, com o objetivo de conscientizar o máximo de pessoas, através dos espaços que o clube ocupa, sobre a importância de erradicar o trabalho infantil da nossa sociedade”, pontuou.

 

Já Ana Cláudia Dias, Assistente Social do Ceará SC, salientou a importância de um clube da magnitude do Alvinegro de Porangabuçu estar engajado em assuntos semelhantes a este. “O que nós queremos, como clube, é conscientizar nossa torcida, nossa sociedade de uma maneira em geral, contra essa prática de violação dos direitos da criança e do adolescente. A gente sabe e reconhece que o primeiro passo para termos uma sociedade mais justa é proteger os direitos das crianças e adolescentes. Nada mais significativo do que neste mês de outubro, tido como mês das crianças, trazer esta reflexão para a sociedade”, avaliou. 

Sobre o trabalho infantil

Criado em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê em seu sexagésimo artigo a proibição do trabalho para crianças menores de 14 anos, exceto em casos de que o jovem exerça as funções de menor aprendiz(vide constituição federal).

Mesmo assim, segundo o último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 998 mil crianças e adolescentes trabalhavam em desacordo com a legislação brasileira. Os dados são de 2016, última vez em que o IBGE divulgou dados referentes ao assunto. 

 Departamento de Comunicação - CSC