(Foto: Stephan Eilert/CearaSC.com)

Os feitos dos últimos 2 anos do Vozão na Série A do Brasileirão renderam, também, às suas categorias de base grandes oportunidades. O Ceará ocupa, hoje, a 19ª colocação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Posição essa que garantiu às categorias Sub-17 e Sub-20 do Mais Querido a presença em novas competições nacionais este ano.

Na última temporada, quando o Alvinegro ocupava a 23ª posição, além dos estaduais Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, a base alvinegra esteve presente em três grandes competições organizadas pela CBF. Foram elas a Copa do Brasil Sub-17, Brasileirão de Aspirantes Sub-23 e a Copa do Nordeste Sub-20.

Neste ano, na 19ª posição do Ranking Nacional de Clubes (RNC), 4 posições acima do último ano, além dos campeonatos citados, farão parte do calendário de competições de base do Ceará, a Copa do Brasil Sub-20, o Brasileirão Sub-20 e o Brasileirão Sub-17. O Mais Querido é o único do estado entre os 20 maiores clubes do país.

Crescendo em números e feitos, o Ceará Sporting Club se consolida, cada vez mais, como uma das principais forças nas categorias de base do futebol nacional. Com um Centro de Treinamentos específico para a formação de novos atletas, o clube que adquiriu  em definitivo, no ano de 2019, a Cidade Vozão, vê na profissionalização um dos grandes fatores que contribuem para este crescimento, como salienta Armando Dessessards, Coordenador Técnico do Ceará.

“É um desafio muito importante, porque o clube alcança um patamar de competitividade muito alto. 2019 foi um ano muito bem sucedido e, consequentemente, serviu de base para que a gente conseguisse subir esse degrau. A continuidade, a manutenção desse patamar, nos ajuda a ter um melhor escopo, um melhor parâmetro para a formação de um atleta de alto nível”, enfatizou Armando.

Destaque nacional em 2019 entre as categorias de base

Levantamento do site especializado dabase.com.br apontou o Ceará como a 11ª Categoria de Base mais vitoriosa do país em 2019, o time foi o mais vitorioso do estado. Ficando, também, em primeiro entre os times do Nordeste.

Além de ter sido vitorioso dentro de campo, as Categorias de Base do Time do Povo tiveram mais o que comemorar, administrativamente falando. 2019 representou a aquisição em definitivo da Cidade Vozão, Centro de Treinamentos da Base alvinegra.

Confira o calendário oficial de competições nacionais da base do Vozão em 2020

Sub-17
Campeonato Brasileiro (de 11 de março a 05 de julho de 2020)
Copa do Brasil  (de 29 de julho a 25 de setembro de 2020)

Sub-20
Copa do Nordeste (de 03 de maio a 21 de junho de 2020)
Copa do Brasil (de 18 de março a 13 de maio de 2020)
Campeonato Brasileiro (de 20 de maio a 29 de novembro de 2020)

Sub-23
Campeonato Brasileiro de Aspirantes (de 02 de maio a 29 de agosto de 2020) 

Departamento de Comunicação - CSC