(Foto: CearaSC.com) - Prep Físico: Eduardo Ballalai e Fisiol Lucas Oaks

Na manhã dessa quinta-feira (04/08), os profissionais dos departamentos de preparação física e fisiologia do Vozão concederam entrevista coletiva para falar sobre o planejamento para os dias em que os jogadores estarão sem atividades e traçar o plano de trabalho para a reapresentação de todo o grupo na próxima segunda-feira (08/08). Conversaram com a imprensa o Preparador Físico Eduardo Ballalai e o Fisiologista Lucas Oaks.

Eduardo Ballalai falou sobre os benefícios dessa pausa na competição para a recuperação física dos atletas."A gente recomenda que seja um descanso total para os atletas, para que quando eles retornarem na segunda-feira possam estar bem dispostos para o trabalho intenso que vai recomeçar. Outro benefício é que ganhamos um tempo a mais para recuperar os atletas que estão em tratamento no departamento médico", explicou o Preparador Físico alvinegro.
Ballalai também afirmou que o planejamento já está definido para o trabalho com os atletas que forem recuperados pelo DM do Vozão. "Os atletas que forem liberados do departamento médico, nós vamos dar início ao trabalho de transição para que eles possam estar recuperados e à disposição da comissão técnica o mais rápido possível, claro, sem precipitação para que o atleta não volte a sentir o problema ou até agravar o desgaste", destacou.

O Fisiologista Lucas Oaks explicou sobre o trabalho que está sendo realizado com atletas recém chegados ao Clube, casos do lateral Maicon e o atacante Ciel. "O Maicon e o Ciel foram alguns dos atletas que ficaram trabalhando, não tiveram folga e nós estamos desenvolvendo um trabalho específico para que eles ganhem um melhor condicionamento físico, pois ainda precisam intensificar alguns índices para treinar junto com o grupo, que está numa condição física bem elevada". Lucas também detalhou a preparação com foco na unidade do condicionamento dos atletas, desenvolvida pela fisiologia do Mais Querido."Essa preparação serve para que o grupo esteja numa condição física bem homogênea e quando perder algum jogador, seja por lesão ou por algum outro tipo de problema, quem entrar possa estar no mesmo nível de condicionamento", afirmou.

Quanto a carga de trabalho diferenciada com alguns atletas, Lucas Oaks pontuou: "Alguns atletas necessitam de um trabalho mais específico, pois pela função que desempenham em campo se desgastam mais, têm uma exigência com mais intensidade, por isso direcionamos o trabalho na carga mais indicada para diminuir a chance de lesão. Quando todos retornarem, a gente vai fazer alguns testes para verificar e evitar os riscos de contusão. Outro fator importante nesses dias que eles ganharam folga é que serve também para minimizar o stress psicológico que essa maratona de jogos ocasiona", falou o Fisiologista.

A reapresentação de todo o grupo está marcada para a próxima segunda-feira. O Vozão volta a campo no dia 20/08, 21h, em Belém, contra o Paysandú.