O clube é o primeiro do estado a receber este documento da entidade máxima do futebol nacional
(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

Na tarde desta terça-feira, 24/02, o Ceará Sporting Club recebeu da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o Certificado de Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta, categoria “A”. O clube é o primeiro do estado a receber este documento da entidade máxima do futebol nacional.

Essa nova conquista assegura o bom trabalho que o Alvinegro vem realizando nas categorias de base. Prova disso foi a aquisição do CT Luis Campos – Cidade Vozão, em 2014. O CT, localizado em Itaitinga/CE, é destinado exclusivamente ao futebol amador do clube.

“Quem está envolvido com o futebol na atualidade sabe como é difícil trabalhar com categorias de base. No Ceará, foi preciso recomeçar todo um trabalho destinado à reestruturação do departamento de futebol amador. Inclusive, adquirimos no ano do Centenário do clube (2014), um equipamento desportivo que está entre os melhores do Brasil, que é a Cidade Vozão, em Itaitinga/CE. Com muito planejamento, dedicação e esforço, pretendemos revelar em breve grandes atletas para o futebol profissional”, afirmou Evandro Leitão, Presidente do Ceará.

Além de atestar que o Alvinegro passa a ser um clube-referência na formação de atletas, o certificado garante uma série de seguranças jurídicas ao clube. De acordo com o Diretor Jurídico do Ceará, Guilherme Magalhães, quem possui esse selo tem a garantia de que um atleta entre 14 e 16 anos só pode sair do clube se este for indenizado, além de receber porcentagens em futuras negociações.

“Para obter esse reconhecimento, o clube tem de atender a uma série de exigências, como apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos, comprovar a participação em competições oficiais, detalhar os programas de treinamento e proporcionar assistência médica e educacional aos atletas. Quem cumpre todos os requisitos recebe o certificado categoria A, com validade de dois anos”, afirmou o diretor alvinegro.