Marcelo Vidal/Ceará SC

Com início de temporada atípico, praticamente sem intervalo do fim das competições de 2020 e início das de 2021, os atletas foram submetidos, nessa segunda-feira, 22/03, aos exames cardiológicos de rotina. Os testes, que obedecem a protocolos padrão FIFA de avaliação, foram realizados no Centro de Saúde e Performance, no CT de Porangabuçu, por profissionais do São Camilo Cardiologia pertencente à rede credenciada Unimed.

Além disso, os exames de Covid-19 para a 5ª rodada da Copa do Nordeste também foram feitos. A importância das avaliações cardiológicos, que habitualmente acontecem anualmente, se dá para detecção de eventuais patologias. Para o Dr. Gustavo Pires, médico cefe do CESP-CSC, esses exames buscam detectar preventivamente desde distúrbios de condução elétrica até alterações morfológico-estruturais com o intuito primordial de prevenção da morte súbita do atleta.

As avaliações cardiológicas são compostas basicamente por exames de repouso como eletrocardiograma e ecocardiograma. Além destes, a ergoespirometria, teste cardiopulmonar que alia teste ergométrico com a análise dos gases expirados durante o exercício físico, também é realizado.

“Nesse ano, tivemos que nos adaptar, porque praticamente não tivemos período de pré-temporada. Por isso, os exames estão sendo feitos com a temporada já iniciada. Como os hospitais estão com uso quase que exclusivo da questão Covid-19, trouxemos profissionais para cá. Faz parte do protocolo também repetir as avaliações tecnológicas com atletas que tiveram Covid-19, mesmo os que já fizeram na última pré-temporada”, explicou Gustavo Pires.

O atacante Saulo é um exemplo recente da eficácia dos testes cardiológicos. Após detecção, o atleta passou, com sucesso, por procedimento cirúrgico em outubro de 2020 para a correção de distúrbio de condução elétrica cardíaca. “Com o Saulo, conseguimos detectar e a cirurgia realizada resultou na cura completa do problema. Avaliações como esta servem para isso”, esclareceu.

Departamento de Comunicação - CSC