Pesquisador Eugênio Fernandes recebe a camisa das mãos de Vlamir Oliveira.
(Foto: Bruno Aragão/CearaSC.com)

Neste sábado, 10/12, o Centro Cultural do Ceará Sporting Club recebeu uma importante doação para seu acervo, uma camisa do Alvinegro utilizada durante parte da temporada de 1982. A doação foi feita pelo contador de 49 anos, Vlamir Oliveira. O manto, que teria sido usado pelo lateral-esquerdo Waldemir, possui o patrocínio da Caderneta de Poupanças. O Ceará foi o segundo clube no Brasil a estampar patrocínio em uma camisa de futebol.

Com a paixão alvinegra herdada do pai, Vlamir já frequentava jogos do Ceará com apenas nove anos. Em uma dessas partidas, a surpresa. “Foi na final do Estadual de 1984. Depois de vencer o Guarany de Sobral, o Coronel Josenéias Barroso, que era presidente da Federação, se aproximou de onde a gente estava e deu essa camisa para o meu pai. Depois, eu me apossei dela”, contou o torcedor.

Residente em Maranguape, Vlamir é torcedor oficial do clube. Mesmo sem poder ir à maioria dos jogos, ele faz questão de contribuir. Para o alvinegro, não houve problema nenhum em doar o uniforme para o museu do Ceará. “Tenho certeza que ele ficará bem cuidado e em um bom lugar. Coleciono camisas do Ceará e essa era a mais importante. Na minha cabeça, estou contribuindo com um valor histórico para o Centro Cultural do Clube. Isso é o mais importante”, assegurou.

Para o conselheiro e pesquisador alvinegro Pedro Mapurunga, as doações são importantes para que o acervo do clube fique ainda mais completo e rico. “Era uma camisa que o clube não tinha ainda. O Ceará está recebendo muitas doações de camisas antigas. No Centro Cultural, teremos um espaço exclusivo destinado a esses uniformes”, completou Mapurunga.

Para doações ao Centro Cultural do Ceará, ligue: 85 3023-9040 (de 8 às 18 horas).