Foto: Divulgação/cearasc.com

Mais uma conquista para as categorias de base do Ceará Sporting Club. Na lista desde maio de 2018, o Vozão recebeu mais uma vez o Certificado de Clube Formador de Atletas categoria A. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 09/09, no portal da governança da CBF  e conta com um total de 26 clubes. Destes, o único cearense é o Mais Querido. Além disso, o Vozão figura entre os três únicos nordestinos da listagem. 

 Para figurar nesta relação, os clubes têm de atender uma série de critérios, dentre eles, a propriedade de todos os lados e alvarás dos órgãos competentes, como Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, por exemplo. Não só na Cidade Vozão, bem como na sede do clube em Porangabuçu, o Ceará possui todos os certificados de conformidade para seu funcionamento. Para entender sobre o assunto, clique aqui

Além destas certificações, os clubes têm de apresentar uma lista de treinadores, preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, comprovar as participações oficiais da CBF e garantir a frequência escolar dos atletas. 

A formação dos atletas 
O trabalho de formação de atletas vai desde a construção humanitária deste indivíduo, até o trabalho técnico com ele. No Ceará, a Cidade Vozão, Centro de Treinamentos exclusivo da base alvinegra, conta com um trabalho multidisciplinar, para o crescimento dos jovens que ali treinam. 

Com o processo de aquisição do equipamento tendo sido iniciado em 2014, ainda na Gestão de Evandro Leitão, o CT teve sua compra finalizada em junho de 2019. Desde o começo dos trabalhos no Centro de Treinamentos, atletas saíram dali para reforçar o Time do Povo em campo e fora deles, ao serem negociados com outras equipes do futebol nacional e internacional. Além do que, jogadores formados na Cidade Vozão já vestiram, inclusive, a camisa da Seleção Brasileira Sub-23, casos de Felipe Jonatan e Arthur Cabral, convocados em 2019. 

No CT da base alvinegra, o Vozão conta com uma estrutura robusta, capaz de alojar 65 atletas. Atualmente, por conta das medidas de prevenção ao Covid-19, a capacidade está reduzida, estando a capacidade limitada a 30 jovens.  

Sandro Queiroz, Gerente das categorias de base do Vozão, comentou sobre a renovação do Certificado de Clube Formador de Atletas. “O certificado é a continuação do processo de profissionalização da base, iniciado desde a aquisição do CT. Na gestão do Presidente Robinson de Castro, a base, como o clube todo, passou por muitas melhorias e isso vem acontecendo ano a ano”, salientou.

Já Robinson de Castro, Presidente do Ceará Sporting Club, enalteceu o trabalho realizado na base do Time do Povo nos últimos anos. “Eu não tenho dúvidas que o Ceará tem, hoje, a melhor base do Nordeste. Mas para chegar nesse nível, tem que ter investimento, metodologia e pessoas capacitadas. Hoje, o Ceará é um clube formador não só da boca para fora, mas na prática, ajudando o time profissional e transformando esses ativos em receita para o clube”, afirmou. 

Até hoje, o certificado era dado aos clubes a cada dois anos, mas passará por uma mudança. A partir de agora, a renovação será anual. 

Como citado pelo presidente alvinegro, atletas formados no Vozão integram o grupo profissional do Time do Povo. No Vozão TV, uma série de reportagens com as ‘Crias da Cidade Vozão’ conta a história deles e sobre a importância dela na formação destes atletas. Para conferir, acesse este link

Confira também o documentário ‘Um Legado para gerações’, que fala sobre a estrutura da Cidade Vozão.

Departamento de Comunicação - CSC