(Foto: Gabriel Silva/CearaSC)

O elenco e a comissão técnica do Ceará tiveram na tarde desta terça-feira (16) uma palestra com o ex-árbitro de futebol Almeida Filho, hoje assessor e instrutor da CBF, sobre as diretrizes da arbitragem para o Brasileirão B.

Durante o momento, foram passadas orientações aos atletas sobre comportamentos e comunicação com a arbitragem durante os jogos, condutas de membros da comissão e jogadores no banco de reservas, mudanças de regra implementadas pela IFAB para melhorar e disciplinar a dinâmica dos jogos.

Inicialmente, as alterações passariam a ter validade após a Copa América. No entanto, a CBF pediu autorização para implementar o novo formato já no começo do Brasileirão. O pedido foi atendido pela FIFA e as regras já estão em vigor.

A demonstração com o representante da CBF serviu para que os atletas tirassem muitas dúvidas sobre alguns pontos cruciais das regras. João Paulo Sanchez, Coordenador Técnico do Ceará, explicou mais sobre a importância desse momento para o grupo.

“Foi uma palestra importante porque teremos um campeonato longo e muito disputado. É válido termos esse momento por tudo que tivemos nessa primeira rodada da Série A. A gente teve uma palestra teórica, mas por conta do uso de imagens foi também meio prática, o que facilitou a interação dos atletas para que eles pudessem sanar as dúvidas que eventualmente tivessem antes da palestra”, disse o Coordenador.

Resumo das alterações nas Regras

O campo de jogo

• Esclarecimento de que a indicação da tecnologia da linha do gol (TLG) de que um gol foi marcado pode ser comunicada por meio do fone de ouvido/ponto do árbitro.

Os jogadores

• O uso das substituições adicionais e permanentes por concussão agora está disponível para as competições.
• Cada equipe deve ter um capitão que use uma braçadeira identificativa.

O equipamento dos jogadores

• Esclarecimento de que os jogadores são responsáveis pelo tamanho e a adequação de suas caneleiras.
• Esclarecimento dos requisitos para a braçadeira obrigatória do capitão.
• Referência às luvas incluída em “Outros equipamentos”.
• Referência às calças compridas para os goleiros retirada de “Equipamento obrigatório” e incluída em “Outros equipamentos”

Faltas e condutas incorretas

• Esclarecimento de que as infrações não deliberadas por toque de mão na bola pelas quais um tiro penal for concedido devem ser sancionadas do mesmo modo que as faltas que forem uma tentativa de tocar na bola ou disputá-la.

Penalidades

• Esclarecimento de que parte da bola deve tocar ou estar sobre o centro da marca penal
• A invasão dos jogadores será punida somente se tiver algum impacto (a mesma filosofia dos casos de infração do goleiro)

OUTROS

Orientações sobre as exclusões temporárias

• As orientações foram revisadas, sobretudo, para especificar que um jogador temporariamente excluído somente pode retornar ao campo de jogo durante uma paralisação e para simplificar o sistema B).

Departamento de Comunicação - CSC