Ceará SC

O Ceará fechou parceria com a Sorare, gerenciadora do Global Fantasy Football, que fornece aos usuários a oportuidade de compra, venda e comercialização de cards digitais de jogadores. Atualmente, a plataforma possui mais de 100 clubes licenciados. No Brasil, o Vozão se junta a Atlético/MG e Corinthians, sendo o único clube do Nordeste inserido no negócio de cards digitais colecionáveis.

Além de internacionalizar massivamente a marca Ceará, a parceria marca a inserção do clube no ramo tecnológico de blockchain em NFTs. O acordo de licenciamento na Sorare contempla a lógica desse mercado. Habitualmente, os usuários precisam adquirir os cards para montarem suas escalações. Com isso, a experiência ultrapassa a diversão do jogo em si, passando a ser um mecanismo também de investimento.

A plataforma conta hoje com 15 mil usuários brasileiros. "Estamos muito satisfeitos com a parceria com o Ceará, um dos clubes mais prestigiados do Brasil. Esta parceria irá aumentar ainda mais a base de fãs internacionais, enquanto ajuda a Sorare a continuar a construir uma experiência de jogo global. Acreditamos que existe uma grande oportunidade de levar a Sorare a mais adeptos de futebol em todo o mundo", reforçou Nicolas Julia, CEO da Sorare. 

A lógica é simples: quanto melhor for o desempenho dos cards adquiridos, melhor poder de competitividade e, consequentemente, melhor lucratividade. Os cards colecionáveis se dividem em três categorias: únicos, super raros e raros. No link de “novas contratações”, é possível reforçar seu elenco com lances em cards que serão adquiridos. No “mercado de transferências”, os cards já comprados podem ser revendidos a preços fixos.

No Sorare, cada time tem cinco jogadores, sendo obrigatoriamente quatro de linha (zagueiro, meio-campista, atacante e mais uma à livre escolha) e um goleiro. Com o time montado, é só entrar em alguma liga para a disputa contra outros usuários. No primeiro acesso, 12 cards comuns são desbloqueados gratuitamente, não podendo ser vendidos. Barcelona, Juventus, Paris Saint-Germain e Liverpool são alguns clubes europeus que também estão na plataforma.

Para o presidente Robinson de Castro, a nova parceria oportuniza, através do fantasy game, ao torcedor novas formas de viver diariamente a paixão pelo Ceará. "Estou certo de que os nossos fãs também abraçarão essa iniciativa, que faz parte da nossa pioridade para desenvolver a experiência cearense nesse produto digital", pontuou o presidente.  

A nova parceria entre Ceará e Sorare é uma forma a mais do torcedor alvinegro viver a paixão pelo clube, sendo parte direta de uma nova fonte de receita ao Vozão. Além da experiência em si, esse comércio no fantasy game está vinculado à potencial valorização de determinados cards e aos eventuais lucros disto. É o que há de mais moderno no empreendedorismo digital.

“O clube lança no mercado um produto baseado na tecnologia blockchain em NFTs que além de internacionalizar a marca tem grande potencial de geração de receita para o clube. Mais um produto que coloca o clube entre os mais inovadores do país, comentou o diretor de Marketing Lavor Neto. 

Sobre a Sorare:
Fundada em 2018, a Sorare foi criada por fãs de futebol para fãs de futebol. Através de cartões colecionáveis digitais e em blockchain e o Global Fantasy Football, a empresa tem a missão de se tornar "o jogo dentro do jogo". A Sorare está transformando o fandom de esportes e oferecendo à sua comunidade uma nova maneira de se conectar aos clubes e jogadores. A empresa teve um volume de vendas de cartões de mais de US$ 130 milhões desde janeiro de 2021 em 160 países. Com sede em Paris, a Sorare é financiada por uma equipe mundial, incluindo Benchmark, Accel Partners, Headline e os jogadores de futebol Gerard Piqué, Antoine Griezmann e Rio Ferdinand. (Lin