(Foto: Fernando Ferreira/CearaSC)

O Ceará faz sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Junior na próxima quarta-feira (5), contra o Bragantino/PA. Quando a bola rolar no estádio Jayme Cintra, o Alvinegro iniciará sua 14ª participação na maior competição de base do país.

A primeira vez do Mais Querido no campeonato, que vai para a sua 52ª edição, aconteceu em 1985. Naquele ano, o campeonato contava com 32 equipes, e o Vozão era o único representante do estado na disputa.

Depois, o Alvinegro voltou a disputar o torneio em 2009 e desde então vem mantendo uma regularidade nas participações, se fazendo presente em todas as edições do torneio. Em 2021, a competição foi cancelada em decorrência da pandemia de Covid-19.

A melhor campanha do Alvinegro na Copinha foi na edição de 2016. O Mais Querido chegou a quarta fase do torneio, deixando pelo caminho o Santos e o Joinville, e caindo apenas para o Cruzeiro, nas oitavas de final. O Time do Povo terminou aquela disputa na 13ª colocação geral.

Alguns nomes se destacaram nessa equipe que levou o Alvinegro a sua melhor posição dentro do campeonato, e trouxeram bons rendimentos desportivos para o clube, como o caso do lateral Buiu, atualmente no elenco profissional do clube. O volante Raul, campeão cearense em 2017 e peça importante no acesso à Série A naquele mesmo ano, e o centroavante Arthur Cabral, campeão cearense em 2018 e artilheiro do Ceará no Brasileirão de 2018 com 7 gols.

O Vozão estreia na Copinha 2022 contra o Bragantino/PA, na quarta-feira (5), às 13h15 (horário de Brasília). A partida terá transmissão através do YouTube oficial da competição. 

Abreu Neto - Departamento de Comunicação CSC