Foto: Michael Douglas/CearaSC

“E a base, vem como?” É com essa clássica frase que o torcedor alvinegro inicia a leitura deste texto e fica por dentro de tudo que aconteceu com as categorias de base do Vozão. A temporada de 2023 coroou o trabalho árduo e dedicado que acontece diariamente na Cidade Vozão, em Itaitinga. Intitulada como Geração de Craques, outro nome seria impossível, a base alvinegra conquistou três dos quatro títulos dos campeonatos estaduais organizados pela Federação Cearense de Futebol (FCF) neste ano nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, além do inédito Campeonato Cearense de Futebol Feminino Sub-17.

Sandro Queiroz, gerente de futebol da base alvinegra, destacou a seriedade de todas a pessoas que fazem parte da rotina na Cidade Vozão e parabenizou o trabalho de todas as comissões técnicas que, além de ganharem títulos, são fundamentais no processo de formação de atletas.

“A finalidade da base é fazer o atleta, formar, a conquista é a cereja do bolo. Mas a gente também não acredita em formação sem resultado. Esse ano foi emblemático para nós, pela dificuldade do descenso do clube. Lutamos contra um rival poderoso financeiramente e acabamos o ano ganhando três categorias: 15, 17 e o 20. Isso é fruto do trabalho das nossas comissões. Esse ano foi um trabalho mais com menos. Só tenho a agradecer a todos da Cidade Vozão, do segurança a tia da cozinha. Nossas comissões estão de parabéns”, contou.

Em todas as finais, os títulos vieram após vitórias diante do rival Fortaleza. Feitos como esse reforçam e enaltecem o trabalho da base alvinegra, considerada a melhor base do Nordeste. De olho no calendário da próxima temporada, Sandro contou um pouco de como será o planejamento para as disputas de 2024.

"O ano de 2023 foi muito vantajoso para nós. E planejando o trabalho para 2024, nosso propósito é iniciar os trabalhos bem antes. Isso nos auxiliará a obter a formação dos atletas e a conquista dos resultados, que também é importante, até para darmos um feedback as comissões técnicas e também a diretoria executiva”, concluiu.

Para 2024, o Vozão terá pela frente as disputas do Campeonato Brasileiro, com as categorias Sub-17 e Sub-20; a Copa do Brasil, novamente com Sub-20 e Sub-17, além dos Campeonatos Estaduais organizados pela FCF, integrando as categorias Sub-15 até o Sub-20.  

Campeonato Cearense Sub-15:

O inédito bicampeonato estadual veio após a vitória por 2 a 0 no Clássico-Rei, com gols de Neto e Gustavo Lima. A equipe comandada pelo técnico Tiago Alves, ex-zagueiro alvinegro e que conquistou seu primeiro título como treinador, terminou a competição após 12 vitórias e apenas uma única derrota. Na história do certame, o Vozão é detentor de três taças.

Campeonato Cearense Sub-17:

Com gol de Gabriel Amaral, o Time do Povo venceu o Clássico-Rei no Estádio Presidente Vargas e também conquistou o bicampeonato cearense da categoria. O Sub-17 do Time do Povo é treinado pelo técnico Ramon Soares, que naquela oportunidade conquistou seu primeiro título como treinador. Ao todo, foram 12 jogos disputados na competição, sendo oito vitórias, dois empates e apenas duas derrotas.

Campeonato Cearense Sub-20:

Pela primeira vez na história, o título do Campeonato Cearense Sub-20 foi decidido no interior do estado. A Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte, foi palco para a histórica conquista do Alvinegro da categoria. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, a decisão foi para a disputa de pênaltis e sagrou o Mais Querido como vencedor da competição. Treinado por Alison Henry, o Time do Povo finalizou o certame com 13 vitórias, três empates e apenas um único revés.

Campeonato Cearense Feminino Sub-17:

Durante a atual temporada, a Federação Cearense de Futebol, e de forma inédita, integrou em seu calendário oficial de competições, a disputa do Campeonato Cearense de Futebol Feminino Sub-17. O certame trouxe para as Meninas do Vozão o inédito troféu. Treinadas pelo técnico Felipe Soares, as alvinegras disputaram 10 partidas e venceram a competição de forma invicta após seis vitórias e dois empates.

Departamento de Comunicação - CSC