cearasc.com

Nessa sexta-feira, 19/06, o secretário de esporte e juventude, Rogério Pinheiro, esteve no CT de Porangabuçu para conhecer de perto o protocolo de retomada que o Ceará adotou com a volta dos treinos presenciais. O presidente Robinson de Castro, o vice Raimundo Pinheiro e Gustavo Pires, médico chefe do Clube, acompanharam o secretário na visitação.

O plano de retorno executado pelo Vozão foi idealizado ainda durante o período paralisação, obedecendo com rigor todas as recomendações dos órgãos de saúde e governo estadual. Todos os estágios que envolvem o treinamento seguem à risca normas de segurança, reduzindo ao máximo possibilidades de contágio de covid-19.

O futebol foi uma das primeiras modalidades esportivas que voltou à normalidade. A decisão de retomada foi estipulada no fim do mês de maio, após reunião entre FCF, clubes e as secretarias de esporte e juventude e de desenvolvimento econômico e trabalho.

“É um prazer receber a honrosa visita do secretário Rogério Pinheiro. Ele pôde verificar in loco todo o nosso protocolo de segurança adotado para os treinos. Prezamos muito pela segurança e saúde de todos os nossos colaboradores e atletas”, atestou Robinson de Castro.

Para Rogério Pinheiro, a totalidade de resultados negativos na segunda testagem entre atletas e comissão técnica é mais um sinal que o protocolo de retomada foi muito bem elaborado. O secretário conheceu todas as medidas preventivas do Ceará, desde a chegada de jogadores e funcionários ao CT até a saída das atividades de campo.

“Foi provado, realmente, que é um protocolo eficiente. Ele serve de base para outras federações, para que outros estados possam retornar as suas atividades. A gente tem plena convicção que foi um protocolo muito bem elaborado, e, se executado corretamente, trará os resultados que nós estamos tendo aqui no Ceará”, avaliou o secretário.

Agora, os órgãos que chancelam os esportes no estado aguardam a evolução dos acontecimentos, mas já trabalham na construção do protocolo de retorno das competições estaduais. “Nosso objetivo é retornar as atividades de forma segura para todos aqueles envolvidos na atividade do futebol”, concluiu Rogério Pinheiro.

No início dessa semana, o Ceará fechou parceria com a Coaph Saúde, cooperativa de atendimento pré-hospitalar, para doar testes rápidos de covid-19 aos clubes que participam do Estadual, com a intenção de que retornem aos treinos com a segurança exigida dos protocolos. O Clube, ainda, colocou à disposição dos clubes a estrutura ‘drive-thru’ montada no CT de Porangabuçu para as testagens.

O Ceará entra em reta final da terceira semana de treinamento em Porangabuçu, desde a volta das atividades presenciais. Com todos os resultados negativados na segunda testagem, todos os atletas estão à disposição do técnico Guto Ferreira, com exceção de Leandro Carvalho, que se recupera de cirurgia de apendicite.