Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Pelo segundo ano consecutivo, o Ceará é um dos clubes listados no ranking mundial de equipes desenvolvido pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol). Colocado na posição 230 na edição referente ao ano de 2020, o Alvinegro subiu 139 posições, sendo apontado como o 91º melhor time do mundo no último ano. 

O levantamento toma como base o desempenho dos clubes nas competições oficiais que disputam e que possuem a chancela das federações nacionais e continentais do futebol de todo o mundo. As participações do Time do Povo na Copa do Nordeste, na Copa do Brasil, no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana 2021 fizeram com que o Mais Querido alcançasse uma vaga entre as 100 melhores equipes do futebol mundial. Entre os brasileiros, o Alvinegro ficou na 13ª posição, sendo o melhor nordestino ranqueado. 

Ao todo, 400 clubes foram listados no ranking. Entre outras equipes, clubes tradicionais do futebol americano e europeu ficaram atrás do Vozão. Equipes como o West Ham e Bayer Leverkusen, equipes com vasta tradição em seus países (Inglaterra e Alemanha, respectivamente) e Olympique de Marselha, clube já vencedor de Uefa Champions League e um dos mais tradicionais times do futebol francês, foram superadas pelo Alvinegro de Porangabuçu.  

Clique aqui e confira o ranking completo. 

 Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC