Foto: Divulgação/Ceará SC

É com os mais profundos pesar e consternação que o Ceará Sporting Club vem, por meio desta, comunicar o falecimento de um dos mais emblemáticos dirigentes de sua história. José Eulino de Oliveira nos deixou no início deste sábado, 05/03. 

Existe um Ceará antes e depois do vigésimo dia de dezembro de 1978,  o título mais impactante da história do clube. Todos os alvinegros vivos neste período costumam dizer que estavam no Castelão naquela quarta-feira à noite. 

A alegria, o entusiasmo, o orgulho, a euforia, o companheirismo, todos esses sentimentos explodiram no peito da massa alvinegra após a conquista do tetracampeonato cearense, sendo o Ceará o primeiro clube do estado a atingir a conquista na era amadora e na era profissional 

Apenas uma pequena fração dos bilhões de seres humanos que já passaram pela terra foram capazes de fazer algo extraordinário em suas vidas e perpetuar seu nome na história. José Eulino de Oliveira foi um deles.

Coube ao destino ou ao Criador, que o médico nascido a 13 de junho de 1937 estivesse na presidência do Ceará Sporting Club no ano de 1978, e que a máxima do futebol “time ganha jogo e diretoria ganha campeonato” fosse posta em prática mais uma vez.

O campeonato foi decidido em três turnos, o Ceará já havia perdido os dois primeiros, precisava primeiramente ganhar o terceiro, para continuar vivo no certame, para depois ir em desvantagem para as finais. Dr. Eulino tomou uma decisão radical em um momento crucial, e são exatamente nos momentos críticos que os grandes homens aparecem.

A decisão de contratar Moésio Gomes para o cargo de treinador foi uma hecatombe na cena futebolística cearense, uma parte considerável da torcida alvinegra protestou, os tricolores também protestaram, houve um dano quase irreversível para Moésio entre seus familiares.

Para os alvinegros mais jovens entenderem o que representou essa contratação, contratar Moésio Gomes como treinador, seria mais ou menos como se nosso rival contratasse Dimas Filgueiras para o mesmo cargo. Além questão midiática, a família de Moésio era inteiramente ligada ao clube do Pici, além dele mesmo, seu irmão foi um dos maiores jogadores que por lá atuaram, seu pai além de jogar, fez parte do corpo diretivo tricolor por décadas, seu tio afim (esposo de sua tia) também atuou por lá sendo um dos grandes, enfim, a família Gomes era uma importante família desportiva cearense, inteiramente ligada ao nosso rival.

Dr.Eulino teve a sensibilidade e a CORAGEM que somente os vencedores têm, imediatamente após a chegada do novo treinador, o Vozão teve uma arrancada digna de Lisca. Tiquinho encaixou e teve atuação fundamental na reta final do terceiro turno e nas finais, o final dessa linda história todo alvinegro já conhece.

Na manhã de hoje, 05 de março de 2022, Dr. Eulino nos deixou, foi-se o homem, chega-se a lenda alvinegra.

O Ceará não teria sido tetracampeão, não fosse por José Eulino de Oliveira. O Ceará não teria a identidade que tem, não fosse por José Eulino de Oliveira. O Ceará não teria o tamanho que tem, não fosse por José Eulino de Oliveira. 

Obrigado, Dr. Eulino, obrigado!

Texto - Pedro Mapurunga (Diretor de Cultura, Biblioteca e Documentação do Ceará SC) 

Ao todo, foram 215 jogos como presidente do Mais Querido, número que faz com que Dr. Eulino seja o sétimo presidente com mais jogos à frente do Time do Povo. Além de presidente da Diretoria Executiva nos anos de 1978, 1979 e 2000, Eulino de Oliveira presidiu o Conselho Deliberativo entre os anos 1988 e 1998. 

Dr. Eulino nos deixa aos 84, após um acidente vascular cerebral, seguido por uma parada cardiorrespiratória. O Ceará Sporting Club decreta luto oficial de sete dias. 

O velório de Eulino de Oliveira está acontecendo na Funerária Paz Eterna, na capital cearense, a missa de corpo presente será no mesmo local, a partir das 15h, e o sepultamento às 17h, no Cemitério Parque da Paz. 

Serviço:
Funerária Paz Eterna - Av. Barão de Studart, 2780.
Cemitério Parque da Paz - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454.