Fausto Filho / Ceará SC

Jogando no Rio de Janeiro, o Ceará tropeçou contra o Flamengo, vice-líder do Brasileirão, e perdeu por 2 a 1. Rick fez o gol do Alvinegro na partida, mas Gabriel e Matheusinho marcaram para os donos da casa. O próximo adversário do Ceará na Série A é o América/MG. Entre ingressos vendidos e check-ins realizados, mais de 32 mil torcedores já confirmaram presença na Arena Castelão. O duelo contra os mineiros, válido pela 37ª rodada do Brasileiro, marca também a última exibição do Ceará em casa.

O JOGO

O Flamengo abriu o marcador logo aos 2 minutos de jogo. Diego roubou a bola no setor defensivo alvinegro, serviu Gabriel Barbosa, que chutou deslocando João Ricardo, fazendo 1 a 0 para os donos da casa. Aos 11’, de pé em pé, o Ceará construiu boa jogada pela direita e quase marcou de cabeça com Kelvyn. Na sequência, João Ricardo afastou o perigo por cima, Gabriel pegou o rebote, mas isolou na finalização.

Aos 17’, depois de roubada de bola de Fernando Sobral, Kelvyn invadiu a área, deu passe para Mendoza, que bateu cruzado com perigo; a bola bateu na rede pelo lado de fora. Bruno Henrique chegou a marcar aos 21’, mas a arbitragem assinalou corretamente impedimento no lance. Com maior posse de bola, o Ceará somava também mais finalizações que o Flamengo.

O Flamengo explorava jogadas em avanço pela esquerda, aproveitando a velocidade de Bruno Henrique, mas a defesa do Ceará era precisa. No entanto, foi em lance pela direita, com Matheusinho cruzando, que Gabriel cabeceou bola no travessão do Alvinegro. O técnico Tiago Nunes pediu mais movimentação da equipe. Aos 44’, Fernando Sobral finalizou de fora da área, mas Hugo defendeu.

Em lance de contra-ataque, Luiz Otávio foi preciso e conseguiu anular o que seria o segundo gol do Flamengo depois de chute de Bruno Henrique. Aos 48’, Gabriel tentou chute de longe, mas a bola passou à direita de João Ricardo. O árbitro deu quatro minutos de acréscimo e o 1º tempo terminou assim: Flamengo 1 x 0 Ceará.

Aos 10’ da etapa complementar, Lima tentou assistência pela direita em passe cruzado rasteiro, mas Yony não conseguiu chegar na bola a tempo. Aos 12’, Everton Ribeiro acertou chute de longe, mas João defendeu tranquilo. Em novo contra-ataque na sequência, Messias tirou bola de Bruno Henrique quase na linha de fundo; atacante rubro-negro tentava passe para Gabriel.

Aos 16’, Andreas serviu Bruno Henrique, que deu passe em recuo para a área, mas o goleiro alvinegro defendeu mandando para escanteio. Buscando maior poder ofensivo, Tiago Nunes colocou Rick e Jorginho nas vagas de Kelvyn e Lima, respectivamente. E foi aos 25’ que Rick fez tabela com Yony e marcou o gol do empate para o Ceará. Com tudo igual no Maracanã, quase saiu o segundo do Alvinegro com Yony, aos 30’, mas o assistente sinalizou impedimento no lance.

Um minuto depois, João Ricardo salvou mais uma, depois de chute na entrada da pequena área. Aos 33’, Michael cruzou bola pela direita, Bruno Henrique errou o chute e sem querer deu rebote para Matheusinho, que finalizou de pé direito, ampliando para o Flamengo. Fabinho cedeu lugar a Marlon. No fim do jogo, João Ricardo salvou mais uma depois de chute de Andreas. O árbitro deu sete minutos de acréscimo, mas o placar se manteve. Fim de partida: Flamengo 2 x 1 Ceará.