Israel Simonton/cearasc.com

Pandemia, treinos e campeonatos paralisados, período antecipado de férias, treinos remotos e rotina semanal de testes para covid-19. O ano de 2020 vai se encerrando, mas deixando pendências para 2021. O Campeonato Brasileiro chegou à rodada 27, restando ainda 11 para o fim da competição. O Ceará só volta a campo na quinta-feira da próxima semana, para o jogo contra o Internacional, na Arena Castelão.

Até o dia 02/01/2021, data da reapresentação geral, atletas e membros da comissão técnica ganharam pequeno recesso de cinco dias. Mesmo nesse período curto, é importante evidenciar novamente com o elenco, cuidados para não aglomeração nas festas de fim de ano, moderação com refeições e que não fiquem totalmente parados, sem nenhuma atividade física nesta última semana do ano.

O cearasc.com conversou com Juninho, preparador físico na equipe. Para o profissional, mesmo não sendo um tempo capaz de mudar consideravelmente capacidades físicas ou composição corporal, a orientação é para que o grupo realize, sim, algum tipo de atividade física, mesmo que moderada.

“É um período que eles têm que aproveitar. A gente orienta para que não haja excessos na ingesta de alimentos. A gente sabe que eles têm que aproveitar, mas que seja feito com moderação. Por outro lado, temos visto como muito positivo esse período de descanso. Isso pode gerar uma adaptação positiva quando voltarem aos treinamentos”, avaliou o preparador.

Para além da observância de parâmetros físicos, o recesso, segundo Juninho, pode ajudar em um aspecto bem importante com o grupo, o emocional. “Esse tempo servirá para estarem juntos com os familiares. Eles já estão há sete meses entre treinamentos competições e viagens. Não tivemos nenhuma folga. Esperamos também algo de positivo com esse descanso”, ponderou Juninho.

Atletas em situação de transição, sob os cuidados do CESP ou que retornaram recentemente aos treinos normais com o restante do grupo terão recesso de dois dias apenas. A reapresentação geral do grupo acontece no sábado, 02/01, às 15h30 em Porangabuçu. Na quinta-feira, 07/01, o Ceará encara o Internacional na Arena Castelão, às 19 horas.