Foto: Stephan Eilert/cearasc.com

Falar do ano de 2020 no Ceará é, automaticamente, falar sobre Vinicius Goes Barbosa de Sousa. Se a leitura do nome completo pode deixar alguma dúvida sobre quem estamos falando, a abreviação ‘Vina’ não permite hesitação alguma. Foi do artilheiro do Time do Povo que viemos falar nesta reportagem. 

Contratado no início da temporada 2020, desde sua apresentação, Vina dava indícios do que buscava no Ceará. Em uma de suas falas, o meia chegou a citar que os objetivos da temporada eram ambiciosos e que o grupo montado era de alto nível.

“O Ceará tem um time muito competitivo. Tenho certeza que vamos brigar por coisas grandes neste ano. O planejamento estabelecido pela diretoria e comissão técnica foi um diferencial para eu fechar com o Ceará”, dizia o então novo contratado.

O que nem ele e nem ninguém sabia naquele momento era que pouco mais de um ano depois, após ajudar o Time do Povo a conquistar sua segunda taça de Copa do Nordeste e ser importante em bela uma campanha na Copa do Brasil, Vina marcaria seu nome na história do Mais Querido como o maior artilheiro da história do Vozão em uma edição do Campeonato Brasilero Série A. 

Em 29 jogos, até aqui, Vina já balançou as redes em 13 oportunidades, número de gols que faz dele o atleta com mais bolas na rede em apenas uma edição do principal campeonato do futebol brasileiro pelo Vozão. 

Além disso, o meia é, também, o principal garçom da competição. Com um total de nove assistências até o momento, Vina é o atleta com mais passes para gols entre todos os que disputam o Brasileirão. 

Para além do desempenho individual

Os números de Vina são determinantes quanto aos resultados do Mais Querido. Em uma campanha em que, desde o início, trabalha para estar na primeira parte da tabela, o Vozão se encontra na briga por vaga em competições internacionais. Como não poderia ser diferente, os dados do camisa 29 do Ceará são fundamentais para o sucesso alvinegro. 

Ao todo, Vina marcou em 12jogos do Brasileirão. Destes, o Vozão venceu oito, empatou outros dois e perdeu dois. Neste recorte de jogos, o aproveitamento do Vozão é de 72,2%. 

Repertório variado
Além dos números, o acervo de opções de Vinícius para balançar as redes é de elogiar. Ao todo, foram doisgols de fora da área, outros quatroem cobranças de pênaltis e sete dentro da área, mas com a bola rolando. Até aqui, foram dez gols com o pé direito e outros trêscom a perna esquerda. 

Confira abaixo a lista completa dos jogos em que Vina balançou as redes: 

- Atlético Goianiense 0 x 2 Ceará 
O primeiro gol de Vina no Brasileirão 2020 foi em uma das jogadas mais características do Ceará na atual temporada. Junto de Fernando Sobral, o meia puxou contra-ataque e, após receber na entrada da área, Vinícius bateu colocado, no ângulo dos donos da casa. 

-  Ceará 1 x 0 Fortaleza
Na rodada seguinte era o momento do primeiro Clássico-Rei da Série A 2020. Na ocasião, Vina recebeu cruzamento de Charles pelo lado direito e, sem que deixasse a bola cair, empurrou para as redes do rival alvinegro, sendo o autor do gol da vitória do Vozão naquela partida. 

-  RB Bragantino 4 x 2 Ceará
O terceiro gol de Vina no Brasileirão foi em Bragança Paulista. Diante dos donos da casa, o meia recebeu passe de Samuel Xavier na frente do gol e bateu forte, estufando as redes paulistas.

- Ceará 2 x 2 Goiás
Oito dias e uma rodada depois, era dia do Time do Povo encarar o Goiás, na Arena Castelão. Em um jogo muito duro, quando o placar marcava 1x1, Vina recebeu passe na entrada da área, avançou e fuzilou o gol de Tadeu, marcando o seu quarto gol na atual edição do Campeonato Brasileiro. 

- Fluminense 2 x 2 Ceará
O próximo jogo era diante do Fluminense e o placar final de 2x2 se repetiu. Outra semelhança foi o autor do segundo gol alvinegro na noite. No Maracanã, Vina pressionou a saída de bola carioca, desarmou a defesa adversária, driblou o goleiro e empurrou para as redes.  


- Ceará 2 x 1 Coritiba
Mais uma rodada chegou e mais um gol de Vina aconteceu. Contra o Coritiba, mais uma vez na Arena Castelão, o meia recebeu belo passe de Léo Chú na entrada da pequena área. Mostrando presença de área, Vina se jogou na bola e empurrou para as redes. 

- Vasco 1 x 4 Ceará
Diante do Cruz-maltino, o jogo já caminhava para o seu final quando Saulo foi derrubado na área. Após pênalti ser marcado, Vina bateu com muita categoria, deslocou Fernando Miguel e marcou o seu sétimo gol neste Brasileirão. 


- Bahia 0 x 2 Ceará
Foi em Salvador que Vina ajudou o Ceará a conquistar a Copa do Nordeste de 2020. Também na capital soteropolitana, o meia abriu caminho para a vitória do Time do Povo sobre o Bahia. Após roubada de bola no campo de ataque, Vina saiu na cara do goleiro baiano e bateu em sua saída, fazendo, ali, o seu oitavo gol na Série A. 

- Flamengo 0 x 2 Ceará
Já diria um poeta que ‘domingo é dia de ir ao maracanã’. Por conta da prevenção ao Covid-19, a arquibancada estava vazia, mas os fãs do Vozão puderam ver, pela televisão, em dia assim, Vina marcar o seu gol de número nove neste Brasileirão. Após bola atravessada na área, o camisa 29 marcou o primeiro gol de uma das vitórias mais marcantes do Ceará neste Brasileirão. 

- Goiás 0 x 4 Ceará (2x)
Na maior goleada do Ceará até aqui, não poderia faltar a marca de Vina. Diante do Esmeraldino, o Vozão teve uma atuação digna de aplausos e, no comando de tudo isso, o seu artilheiro. Além de duas assistências, Vina foi às redes em duas oportunidades. Primeiro em cobrança de pênalti e, depois, após lindo passe de Lima, batendo com categoria. 

- Ceará 2 x 1 Palmeiras
O décimo segundo gol de Vina neste Brasileirão foi na partida em que o Time do Povo chegou aos tão falados 45 pontos. Em cobrança de pênalti, Vina deslocou Jailson, colocando mais um gol na sua conta pessoal. 

- Ceará 1 x 3 Fluminense
Na 36ª rodada do Brasileirão a vitória não veio, mas o recorde de Vina, sim. Após sofre pênalti, o artilheiro chamou a responsabilidade, bateu firme e colocou seu nome, ainda mais, na história do Time do Povo, sagrando-se o maior artilheiro do Ceará em uma única edição da Série A do Brasileirão. 

Vinícius e o Ceará ainda têm dois  jogos para que o Brasileirão chegue ao fim. Duas oportunidades para continuar fazendo história na elite nacional e, como o próprio meia disse em sua primeira entrevista e vem falando em todas as oportunidades que teve, ‘brigar por coisas grandes’.

Fotos: Israel Simonton, Fausto Filho, Felipe Santos e Staphan Eilert

Departamento de Comunicação - CSC