Cahuê Miranda/Athletico/PR

Tudo o que se passa na Cidade Vozão, equipamento destinado às categorias de base do Ceará, é acompanhado de perto pelo setor de futebol profissional do Clube. Em 2020, o Alvinegro foi apontado pelo portal Da Base como a melhor base do Nordeste. Desde 2018, o Vozão possui Certificação de Clube Formador CBF, com licença A.

Seguindo o processo de evolução constante e investimentos cada vez maiores, o futebol de formação do Vozão, para além das receitas geradas nas vendas de atletas, como aconteceu com Arthur Cabral, Felipe Jonatan e Robinho, deve ser mais um aliado ao time principal no fornecimento de jogadores prontos para disputa de competições profissionais importantes.

Fica cada vez mais claro que o caminho da integração profissional-base deve continuar rendendo bons frutos para o Ceará. Constantemente, membros da comissão técnica da Cidade Vozão são levados ao CT de Porangabuçu para melhor ambientação no trabalho também desenvolvido com a equipe principal.

Novos padrões e modelos de jogo adotados por novas comissões, logísticas de atuação dos setores de nutrição e fisiologia, acompanhamento de protocolos médicos atualizados e condução do trato com a imprensa. A troca de informações entre profissionais do futebol profissional e da base é constante e, sobretudo, necessária.

Mesmo com o distanciamento imposto pela crise de covid-19, as equipes da Cidade Vozão têm passado por circuito de conversas online com atletas e funcionários do time profissional. Luiz Otávio, Ricardinho, Klaus e Fernando Prass foram alguns desses jogadores que tiveram oportunidade de se reunir com os jovens atletas.

Não é só futebol. Recentemente, o zagueiro Klaus deu dicas de educação financeira para os meninos da Cidade Vozão. O goleiro multicampeão Fernando Prass contou experiências dos clubes por onde passou. A história de vida e persistência na carreira também foram temas nas falas de Luiz Otávio e Ricardinho.

Para o diretor das categorias de base do Alvinegro, Israel Portela, essa integração acrescenta bastante no processo de formação destes atletas. “Com certeza, isso é muito importante. Eles estão tendo a oportunidade de ter exemplos e dicas de profissionais que já passaram por todos os estágios da carreira. Essa é uma proposta da gente em cada vez mais integrar todos os setores do Clube”, revela o diretor.

Atualmente, o Ceará mantém cinco categorias ativas na base. São os times sub-13, 15, 17, 20 e 23. Com o programa Futebol Total, atletas dos times de base do futsal, com idade inferior até, já treinam, também, nos campos. Dessa forma, o futsal também pode ser revelador de peças importantes não só para o salão, mas também para as categorias de campo futuramente.