Foto: Marcelo Vidal/cearasc.com

Com o passar dos anos, a Globalização quebrou barreiras, amenizou distâncias e fez com que os limites territoriais não restringissem mais na mesma proporção o alcance à informação. Um exemplo claro disso está presente nas categorias de base do futebol feminino do Ceará Sporting Club. Treinando diariamente com foco na disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20 da modalidade, o elenco alvinegro vem trabalhando sob conceitos diretamente ligados à escola portuguesa de futebol. Conversamos com Felipe Soares, treinador da categoria e analista de desempenho da equipe principal das Meninas do Vozão sobre o trabalho junto à equipe alvinegra. 

Na metodologia de trabalho implementada por Felipe e sua comissão, o foco se volta para o contato direto com a bola. Mesmo que trabalhando valências físicas das atletas, este não fica sendo o foco principal do trabalho. Além do foco no trabalho da categoria em 2022, o trabalho vislumbra a contribuição à categoria profissional da modalidade. 

“Nós somos adeptos da periodização tática, uma escola de treinos portuguesa. A gente prioriza muito mais o tático e o contato com a bola do que o físico em si. Nós temos um grupo muito interessante, muitas atletas que já estão na transição para o profissional e estamos em um clube que acredita muito na base, o que facilita muito o trabalho”, pontuou.

Os treinamentos da equipe acontecem diariamente no Colégio Militar da capital cearense e o foco está no Campeonato Brasileiro da categoria. 

“O objetivo maior é classificar de fase no Brasileiro. A ideia é aproveitar o trabalho que foi feito nos primeiros anos de categoria de base. Atualmente, temos trabalhado muito a questão dos fundamentos, do cuidado da bola, já que o campeonato é só em maio”, finalizou. 

 Atualmente, o elenco Sub-20 das Meninas do Vozão conta com 27 atletas. Destas, seis são oriundas da avaliação realizada pelo Ceará no último mês de fevereiro e oito já passaram ou integram o elenco profissional da categoria.